Paisagismo e Iluminação de Jardins
Hoje em dia, quem tem um espacinho externo sobrando em casa, tem cada vez mais vontade de montar um jardim com toques de paisagismo, de modo a tornar o ambiente mais agradável e até mesmo receber visitas. Assim, é importante conhecer os elementos que podem ser colocados no projeto de paisagismo do jardim, de modo a criar um projeto realmente incrível. Dessa forma, um dos elementos que podem ser colocados no jardim é a iluminação. Principalmente no período da noite, a iluminação no projeto de paisagismo do jardim faz toda a diferença e torna o ambiente muito mais bonito. Mas pra isso, é importante saber quais são os tipos de iluminação no paisagismo de jardim que podem ser colocadas.
Por isso, se você quer saber quais são os tipos e como fazer uma boa iluminação no projeto de paisagismo do seu jardim, continue a leitura que nós te informaremos sobre tudo o que você precisa saber.
Iluminismo em jardins
A iluminação no paisagismo é um recurso poderoso, isso porque durante o dia temos a luz do sol que torna o ambiente bem agradável, mas no período da noite é preciso investir em técnicas de iluminação adequadas, para que o ambiente realmente fique bonito. Dessa forma, a iluminação se torna uma ferramenta muito importante para o paisagista, pois se torna um complemento muito importante no seu projeto de paisagismo.
É pelo jogo de luz e sombra, a proeminência de um arbusto quase imperceptível de dia, a valorização da cor, forma e textura de certas vegetações que a transformação do paisagismo se dá. São técnicas como essas que fazem da natureza e da iluminação realmente os protagonistas do projeto de paisagismo que está sendo construído.
Como podemos ver, a iluminação paisagística é extremamente complexa, além de ter o papel de valorização da natureza, tem a pesada tarefa de descobrir o ambiente para identificar o que deve ser destacado e é melhor suavizar. Dessa forma, não basta apenas colocar iluminação no ambiente, é preciso conhecer quais pontos devem ser valorizados e quais pontos devem ficar com menos evidência.
Iluminação e paisagismo
Antes de começar, é importante saber o que vai compor o projeto de paisagismo, pois a iluminação do jardim tem algumas especificações, enquanto a iluminação do jardim de inverno tem outras especificações. Pense um pouco sobre e coloque no papel quão alta será a vegetação, e se deve ser à prova de intempéries, sol e chuva. Dessa forma, será possível pensar no melhor tipo de iluminação.
O próximo passo é optar pela iluminação LED, porque as luzes de jardim reduzem o custo da eletricidade, são energeticamente eficientes e têm uma vida útil mais longa. Assim, consegue-se unir custo e benefício na hora de fazer o projeto de paisagismo com iluminação.
Para dar um charme especial aos espaços abertos, a cor que melhor combina ambientes decorativos tons amarelados. E para decidir onde aplicar as luminárias, é necessário avaliar quais são as partes do paisagismo que merecem destaque. Geralmente essas partes podem ser as que são mais iluminadas pelo sol durante o dia, por exemplo, como vegetações mais claras ou mais altas.
Um dos pontos fortes da iluminação externa é sua capacidade de destacar a arquitetura e a paisagem, sem criar efeitos de luz e sombra.
Aqui, as dicas de iluminação para o jardim estão também na aposta na valorização e na utilização de diferentes modelos de luminárias desenvolvidas para a construção de cenários.
Técnicas de iluminação em paisagismo de jardins
Assim, abaixo vamos citar algumas técnicas de iluminação em paisagismo de jardins que com certeza irão ajudar as pessoas que estão em busca de um projeto de paisagismo com iluminação.
Primeiramente, podemos falar de iluminação ascendente. Basicamente, esta técnica consiste nas luzes no nível do solo e em direção a elas em direção ao plano alto, em formando um gradiente onde a maior intensidade luminosa começa no nível baixo. Este tipo de iluminação também cria um efeito mais dramático, que muitas pessoas gostam.
Depois disso, podemos falar de iluminação descendente, que proporciona um efeito mais natural. Para esta iluminação, você pode usar postes e refletores instalados em um nível acima da vegetação através de luminárias instaladas entre a folhagem.
Além disso, também temos a iluminação silhueta, conhecida como o nome desta técnica foca em realçar a silhueta da vegetação mais alta, como as árvores, investindo a iluminação com refletores fabricados atrás da estrutura da planta, melhorando assim a silhueta.
Outro tipo de iluminação muito conhecido é a iluminação lateral, cujo o objetivo é estabelecer um limite entre o sombreamento, destacando a vegetação com refletores instalados nas laterais. Por fim, podemos falar das luminárias que ficam entre as plantas, dando ao jardim um ar mais dramático, com pontos de luz e pontos de sombra no meio do jardim.
Fotos de paisagismo e iluminação de jardins
Abaixo separamos algumas fotos de paisagismo e iluminação de jardins para você!
Confira também:
Antes de tudo, somos amantes da natureza, e por isso sempre pensamos em trazer um pouco de nossa maravilhosa natureza para o nosso lar. A equipe do Paisagismo é apaixonada por Jardins e Decoração com Plantas, por isso trás um conteúdo bem estruturado e de simples compreensão para que você também possa aplicar em sua residência.