Paisagismo e Iluminação de Jardins – Como Fazer
Dicas de Iluminação para Jardins
Quando se trata de iluminar sua paisagem, um pouco ajuda muito. Isso ocorre porque seus olhos precisam de menos luz ao ar livre do que dentro de casa para ver a luz, a sombra e o padrão. Para planejar a iluminação de jardins dentro de uma perspectiva do paisagismo, comece com uma caminhada pelo jardim à noite.
Visualize como e quando deseja usar seus espaços ao ar livre e adapte a iluminação paisagística para atender a essas necessidades.
Quando estiver pronto para escolher as luminárias e o layout, use essas ideias de iluminação paisagística, incluindo dicas para o melhor posicionamento e como evitar problemas comuns, para um espaço externo bem iluminado que você pode aproveitar muito depois de escurecer.
Noções básicas de iluminação de Paisagem e Jardim
A maneira como a luz é vista durante o dia é diferente de como ela é vista à noite, uma distinção particularmente importante quando se trata de iluminar caminhos e outros espaços ao ar livre. No entanto, certos princípios sobre iluminação de jardins permanecem verdadeiros em ambientes internos e externos.
Para começar, a luz tem intensidade, ou quantidade emitida, e cor. A cor de uma determinada lâmpada pode ser encontrada na embalagem; é um número que varia de 1800 kelvins (K), que tem um tom muito vermelho, a 7500 K, que é um branco-azulado.
Embora a iluminação paisagística por LED possa ser mais cara, os custos das lâmpadas (que continuam a diminuir) são equilibrados por sua vida útil extraordinariamente longa e consumo de energia extremamente baixo.
As luzes da paisagem localizadas perto de um prédio com eletricidade podem ser facilmente integradas ao sistema de fiação da sua casa. A iluminação solar para paisagens é outra opção para uma forma ecológica de alimentar suas luzes externas.
Tipos de iluminação e lâmpadas para Jardim
Seja em ambientes internos ou externos, a iluminação é geralmente dividida em três camadas com base na função:
- Iluminação geral: a luz geral fornece iluminação para toda uma sala ou espaço.
- Iluminação da tarefa: a iluminação da tarefa é usada para uma finalidade específica, como iluminar um caminho.
- Iluminação de destaque: a iluminação de destaque chama a atenção para um objeto ou área. Isso geralmente é feito com holofotes ou lampadas decorativas.
Uma variedade de lâmpadas é adequada para luminárias externas.
- As lâmpadas incandescentes emitem uma luz agradável, mas têm vida curta e consomem mais eletricidade.
- As lâmpadas halógenas são versões mais eficientes das incandescentes, normalmente com uma vida útil mais longa e menos consumo de energia.
- As lâmpadas fluorescentes agora estão disponíveis em uma gama de cores mais agradável, duram muito mais e consomem menos energia.
Problemas e correções de iluminação de paisagens externas
Os problemas de iluminação externa diferem daqueles da luz interna. Por exemplo, a reflexão é menos um problema em exteriores porque a maioria das superfícies são escuras e não refletem bem a luz. No entanto, a posição e a proteção são mais importantes na iluminação de paisagens externas, a fim de evitar reflexos.
O brilho ocorre quando uma fonte de luz é muito grande ou muito brilhante; pode cegar porque reflete diretamente nos olhos das pessoas. A iluminação de paisagens externas também precisa ser particularmente sensível à luz direta ou indireta.
A luz direta da paisagem externa, como um downlight do lado de fora de uma porta de entrada lateral, iluminará principalmente o objeto para o qual é direcionado e pouco dos arredores. A luz indireta reflete nas superfícies circundantes para criar uma lavagem suave.
Ideias para Decoração e iluminação de Jardins
Embora a iluminação externa possa ser colocada virtualmente em qualquer lugar, alguns pontos a tornam uma necessidade absoluta. As áreas essenciais de iluminação paisagística incluem:
- Caminhos: Um caminho bem iluminado é acolhedor e obrigatório, fornecendo iluminação que estende a hospitalidade aos visitantes e torna o caminhar mais seguro. A iluminação elevada não é necessária e os downlights evitarão o brilho. Pavimentos iluminados individualmente também podem ser usados para iluminar um caminho.
- Entradas: coloque luzes em cada lado de uma porta ou no teto nas portas de entrada frontal, traseira e lateral.
- Entrada de automóveis: A iluminação paisagística de baixa tensão, que normalmente é mais fácil de instalar e usa menos energia do que outros sistemas, é uma boa opção ao longo de uma entrada de automóveis.
- Degraus: os degraus devem ser iluminados para segurança; tanto os risers quanto os degraus podem ser iluminados.
- Decks ou pátios: a iluminação pode ser usada para iluminar áreas de tarefas específicas em um deck ou pátio, como uma cozinha ao ar livre ou churrasqueira, bem como grades e áreas de estar. Uplighting, que é mais difícil de realizar no exterior, pode ser usado em um deck ou pátio para enviar luz para cima em um guarda-chuva ou saliência do deck para um efeito indireto.
- Gazebos, pérgulas ou treliças: a iluminação é uma boa maneira de destacar um elemento interessante de construção, como pérgulas ou caramanchões, na paisagem ao ar livre.
Fotos de Iluminação de Jardins
Abaixo selecionamos algumas fotos de decoração de jardins com iluminação para você se inspirar em seu projeto:
Confira também:
Antes de tudo, somos amantes da natureza, e por isso sempre pensamos em trazer um pouco de nossa maravilhosa natureza para o nosso lar. A equipe do Paisagismo é apaixonada por Jardins e Decoração com Plantas, por isso trás um conteúdo bem estruturado e de simples compreensão para que você também possa aplicar em sua residência.