Paisagismo de jardins com Pedras – Decoração
Decoração de Jardim com Pedras
Quando chega a hora de criar um quintal que seja bonito e prático, você não pode fazer muito melhor do que adquirir materiais da Mãe Natureza. A incorporação de elementos da paisagem local em um paisagismo de jardim com pedras vai emprestar autenticidade e originalidade a decoração do espaço externo.
Por que fazer paisagismo de jardim com pedras?
Os proprietários podem ajudar a combater a seca usando xeriscaping. Os jardins feitos com a técnica xeriscape são paisagens que requerem pouca água além da que o céu proporciona, muitas vezes incorporando plantas nativas.
Reduzir a dependência do solo da chuva é uma jogada inteligente para qualquer pessoa que se preocupa com a Terra.
Os jardins de pedras são uma maneira fácil, às vezes sem plantas, de dar a qualquer propriedade um pouco mais de personalidade, além de serem ecologicamente corretos. Continue lendo para ideias de jardins de pedras que são tão eficazes em áreas áridas quanto atraentes.
Tons brilhantes e rochas ásperas
Digamos que haja muito espaço em outro lugar para pátios, pérgulas e gazebos, com muito gramado inclinado sobrando. Por que não transformar a área em uma paisagem alegre e colorida?
Esta ideia de jardim de pedras combina salpicos amplos de flores em tons vivos com o uso ousado de rochas escarpadas e ásperas.
Para conseguir o efeito, estilize este espaço como um amplo terraço com jardim, com seções alternadas de plantas de cobertura do solo – tomilho florido, flox e sedums – e rochas largas e relativamente planas que podem servir como degraus na hora de capinar.
Um pequeno “lago”
Nada adiciona um toque especial a um quintal como um pequeno lago cheio de peixes e nenúfares flutuantes. Se você estocar carpas para o apelo neo-asiático ou criar tilápia, cerque o lago com pedras em uma ampla variedade de tamanhos.
Rochas grandes e grossas intercaladas com seixos menores delinearão seu perímetro – e desencorajarão os visitantes jovens de vadiar. Para um efeito mais dramático, procure seixos de praia mexicanos ou caribenhos.
Cascalho no jardim
Você já ouviu falar de parar para cheirar as rosas; agora prepare-se para se sentar para cheirar os snapdragons. Um banco decorativo diminuto aninhado entre pedras planas que estão niveladas com o solo dá um apelo visual a um canteiro de flores que de outra forma seria insípido.
Aqui, as plantas desempenham um papel coadjuvante, cedendo ao contraste entre uma cobertura vegetal rica e escura e pequenas pedras multicoloridas. Alguns arbustos floridos em uma variedade de alturas e tons de verde são a única flora necessária.
Divida e conquiste um grande gramado
Os compradores de casas adoram a ideia de um quintal grande, mas depois de assinarem na linha pontilhada, esse gramado pode ser assustador. Eles podem se perguntar o que fazer com uma extensão tão grande de verde (além de amaldiçoar a rapidez com que a grama cresce).
Se não estiver nivelada o suficiente para jogar croquet, considere dividir o gramado em áreas discretas que servirão a diferentes propósitos. Pense em um jardim de ervas, um jardim de borboletas ou de abelhas, até mesmo colmeias ou um galinheiro.
Use rochas grandes, semelhantes a pedregulhos, para separar esses espaços e economizar dinheiro em pavimentação.
Uma pedra no meio do caminho
As ideias de jardins de pedras costumam exemplificar a filosofia “mais é mais”, agregando o máximo possível de elementos que chamam a atenção. Não é assim com esta linha minimalista de pedras ao longo de uma calçada.
Assim como uma fita embeleza a bainha de um vestido, essa borda estreita de seixos lisos paralelos à passarela certamente chamará a atenção. Qualquer planta com folhas verdes profundas funciona bem para completar este estilo limpo e assimétrico.
Uma fileira de gramíneas ornamentais de baixa-água, lírios-tigre vibrantes ou gladíolos também seria uma escolha impressionante.
Uma atmosfera de outro mundo
À medida que a noite cai, ele altera gradualmente toda a vibração de uma área de estar ao ar livre. Qualquer pessoa que se diverte após o pôr do sol ou que simplesmente adora sentar-se à luz fraca e relaxar terá o dobro do prazer em sua propriedade.
Veja ideias de jardins de pedras iluminadas para criar uma paisagem noturna encantadora. Aqui, rochas pesadas se misturam ao plano de fundo durante o dia e, em seguida, se transformam em uma paisagem lunar assustadoramente bela à luz dessas luzes orbe externas suavemente brilhantes.
Pedra emparelha-se perfeitamente com suculentas
Residentes de áreas afetadas pela seca usam materiais inorgânicos em quantidades muito maiores. Aqui, os muitos seixos multicoloridos funcionam como o tapete de Lebowski, realmente unindo os elementos naturais e artificiais deste xeriscape.
Uma palmeira solitária, algumas suculentas bem espaçadas e um muro baixo de pedra se unem em um quadro equilibrado e esteticamente atraente que não é menos adorável do que um gramado ou um jardim em flor.
Degraus de pedra elevam um espaço ao ar livre
Um quintal inclinado pode ser um incômodo. É complicado cortar a grama e desafiar o jardim – e todas as bolas de futebol acabam no mesmo local em declive.
Quintais de dois níveis, no entanto, são ótimos para entreter, jogar ou preparar um banquete em uma tarde de domingo ensolarada. Defina a aparência de dois níveis com um design elevado (literalmente!). Degraus de pedra largos e irregulares separam e conectam os dois espaços distintos.
Fotos de Jardins Decorados com Pedras
Abaixo selecionamos algumas imagens inspiradoras para você que deseja decorar o seu jardim com pedras:
Confira também:
Antes de tudo, somos amantes da natureza, e por isso sempre pensamos em trazer um pouco de nossa maravilhosa natureza para o nosso lar. A equipe do Paisagismo é apaixonada por Jardins e Decoração com Plantas, por isso trás um conteúdo bem estruturado e de simples compreensão para que você também possa aplicar em sua residência.