Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas

Quando se trata de decoração de área externa, a utilização de plantas para cerca viva se torna uma ótima opção. Além de fugir do tradicional, através delas é possível separar ambientes e demarcar espaços com charme e delicadeza. 

Porém não é só a beleza que chama a atenção nesse tipo de proposta. Isso porque esta é uma excelente opção de muro, uma vez que garante grande privacidade aos moradores de um imóvel.

Assim, vem sendo cada vez maior o número de adeptos desse tipo de design, que traz à tona uma série de opções práticas e coloridas.

A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre os tipos de plantas para cerca viva e como você pode fazer uma em sua casa de maneira mais simples. Confira a seguir.

cerca-viva Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas

Plantas para cerca viva, qual é a melhor?

Existe uma série de plantas que podem ser usadas para construir a sua cerca viva. Abaixo, falaremos sobre as particularidades e características que cada uma delas apresenta.

Murta

A Murta é uma planta de fácil cultivo e que costuma se adaptar muito bem a quase todos os tipos de solo. Suas folhas crescem bem próximas umas das outras, permitindo assim adquirir maior privacidade dentro de casa. 

Apesar de ser considerada como uma das plantas para cerca viva mais comuns, a sua manutenção se mostra como uma pequena desvantagem. Isso porque ela cresce muito rápido o que faz com que as podas precisem ser realizadas com maior frequência.

cerca-viva-especies Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas

Tumbérgia-arbustiva

Esta planta possui como característica uma beleza sem igual, que lhe é dada por conta de suas flores. A espécie floresce durante todo o ano e não requer cuidados muito específicos. 

Além disso, ela é uma espécie que possui um bom crescimento, podendo chegar a altura de até 2,5 metros, dando privacidade e mais segurança ao ambiente.

Laroutino

Considerada como uma espécie rústica, a laroutino é uma planta muito resistente a condições mais extremas, como o frio e a seca. Sua manutenção é extremamente simples e ela pode chegar a altura de até 3 metros.

Vale lembrar ainda que ao contrário das outras apresentadas acima, esta planta não aceita poda artística. Portanto, a realização de uma limpeza de sua folhagem realizada periodicamente basta.

Buxinho

Uma das espécies de plantas para cerca viva mais conhecidas, com certeza é a buxinho. Além de permitir uma poda mais elaborada, podendo assumir diversos visuais, ela também apresenta grande resistência.

Pode chegar até 5 metros de altura e possui folhas pequenas e bem próximas uma das outras, o que permite isolar toda uma área sem maiores problemas.

Azaléia 

Embora seja uma das espécies mais bonitas de plantas para cerca viva, a azaleia é uma opção não indicada para quem possui uma rotina corrida. Isso porque ela precisa de cuidados específicos, poda adequada e ainda pode sofrer com o ataque de pragas.

Apesar disso, ela floresce várias vezes ao ano e pode ser encontrada em diversas cores. Vale lembrar ainda que esta espécie não é ideal para quem tem pressa, uma vez que o seu crescimento é bem mais lento do que o normal.

Hibisco

Constituído de folhagens e flores, o hibisco é uma excelente opção para quem deseja mais privacidade, porém sem perder o charme. Esta planta possui preferência por locais mais quentes e bastante iluminados e pode chegar a até 3,5 metros de altura. 

Apesar de bela, é preciso lembrar que ela requer alguns cuidados especiais, sendo que entre eles estão fazer uma poda adequada e uma adubação frequente.

Pingo-de-ouro

Por fim, uma das plantas mais conhecidas em território brasileiro, a pingo-de-ouro é uma das vegetações mais práticas para se ter em casa. Isso porque ela requer apenas uma poda periódica, mantendo-se bonita em qualquer estação do ano.

cerca-viva-Ixora Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas

Como fazer uma cerca com plantas

Se você deseja fazer uma cerca viva em sua casa, o mais indicado é contratar um profissional da área de jardinagem. No entanto, é possível construir esta estrutura, mesmo sem muita experiência na área. 

Para fazer a sua cerca com plantas você vai precisar de:

  • Um fio de sisal ou fitilho;
  • Uma trena;
  • Enxada;
  • Calcário;
  • Adubo NPK;
  • Planta de sua preferência.

Ao providenciar todos os materiais, pegue o fio e trace uma reta no local onde deseja plantar. Amarre as suas extremidades e confira se a mesma não se encontra desalinhada.

Com a trena, faça a marcação dos locais onde irá fazer o plantio das mudas, respeitando a distância de 1 metro entre elas. 

Após, pegue a enxada e faça as covas, sendo que o tamanho do buraco a ser feito irá depender do porte da espécie escolhida. Depois que esta etapa foi finalizada, jogue 100g de calcário em cada espaço e em seguida despeje o adubo NPK.

Por fim, basta posicionar as suas mudas, cobrir as suas raízes com terra e então regá-las. Em pouco tempo você poderá observar o seu desenvolvimento, devendo fazer as manutenções necessárias para que possam estar sempre bonitas e alinhadas.

Fotos de cerca viva

Veja abaixo algumas fotos inspiradoras para você pode fazer a sua cerca viva!

cerca-viva-plantas Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas construir-cerca-viva Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas especies-de-cerca-viva Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas criativo-cerca-viva Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas fazer-cerca-viva Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas plantas-cerca-viva Plantas para Cerca viva: Como Fazer Uma Cerca Com Plantas

 

 

Equipe Paisagismo Brasil

Paisagismo Brasil

Antes de tudo, somos amantes da natureza, e por isso sempre pensamos em trazer um pouco de nossa maravilhosa natureza para o nosso lar. A equipe do Paisagismo é apaixonada por Jardins e Decoração com Plantas, por isso trás um conteúdo bem estruturado e de simples compreensão para que você também possa aplicar em sua residência.

Se gostou, curta e compartilhe: