O controle de pragas e doenças não é das tarefas mais fáceis da jardinagem, mesmo assim, deveria ser encarado como obrigatório, pelo menos por aqueles que desejam ter plantas sempre saudáveis e bonitas.
O meio de controle mais eficiente ainda é o das inspeções periódicas, ou seja, verificação minuciosa e rotineira dos caules, folhas e flores, com o intuito de ao menor sinal de problema, tomar as providências necessárias.
Quando identificados logo no início, os problemas com pragas e doenças podem ser resolvidos de maneira bastante simples. Agora, se a infestação ganhar corpo, para debelá-la, talvez seja necessário recorrer a produtos químicos, quase sempre altamente tóxicos e antiecológicos.
De uma forma ou de outra, uma coisa importante você precisa ter em mente, plantas tratadas de maneira adequada, no tocante a regas, iluminação e nutrientes, dificilmente são atacadas por doenças e pragas. Se forem, resistem bem e se recuperam mais rapidamente.
Observando qualquer sinal, providenciar o devido tratamento de imediato, sempre procurando a orientação de um responsável técnico, que indicará a solução específica para cada caso.
|