No Brasil, na década de 50 do séc. passado destacaram-se duas linhas do projeto paisagístico contemporâneo com idéias que previam um ideal de prédios isolados imersos num verde contínuo, a exemplo o próprio projeto da criação de Brasília.
A Escola Paulista surge neste contexto amparado pelo modernismo, enquanto surge no Rio de Janeiro a Escola Carioca, encabeçada por Roberto Burle Max. Em São Paulo destacam-se dois nomes: Waldemar Cordeiro e Roberto Cardoso, ambos paisagistas, com diferentes linhas filosóficas.
Roberto Cardoso teve sua formação acadêmica nos Estados Unidos e regressando ao Brasil na década de 50 iniciou seus trabalhos, onde foi formador de uma geração paulista de paisagistas que passou a se desvincular dos padrões europeus de paisagismo. Aplicou os princípios da obra do americano Garret Eckbo nas condições brasileiras.
A Universidade de São Paulo foi a primeira a instituir a disciplina Arquitetura Paisagística na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde Roberto Cardoso foi professor. Lá passou aos seus alunos inovações americanas do jardim domestico, passando a emoldurar as edificações e trazendo um novo visual para a obra arquitetônica. Esses novos formandos criam um importante conjunto de obras na cidade de São Paulo, como grandes parques e projetos públicos e particulares.
A obra de Cardoso se caracteriza pela história natural e a reflexão artística. Ele se preocupa com a combinação de espaços vegetados e espaços construídos, geometrização, escolha de espécies vegetais e clareza de linhas. Dentre suas obras destaca-se a sede social do São Paulo Futebol Clube.
Já Waldemar Cordeiro é autor de um paisagismo original, sem influência de correntes européias nem americanas. Artista plástico desenvolvia o paisagismo como forma de subsistência, percebendo ao longo do tempo um riquíssimo campo artístico nesta área.
Realizou poucos projetos, mas o suficiente para deixar sua marca e seu conceito na Escola Paulista de Paisagismo.
As obras de paisagismo de Cordeiro se dividem em duas fases, uma onde o importante é a cor e o desenho, e a segunda marca mais a volumetria nos planos verticais, linhas retas e brancas da arquitetura moderna contrapostas com a vegetação, usando jogos de textura e cores. Ou seja, seu estilo é fundamentado por contrastes volumétricos de textura e cores.
Paisagista polêmico, preocupado com conceito e coerência nos seus trabalhos, sempre em posição de vanguarda. Sua obra era elaborada e suas idéias germinavam lentamente, por isso realizou poucas obras (cerca de 200 projetos).
Cordeiro buscava a arte como algo interativo e participante da vida, um processo de comunicação com a sociedade, com conceitos científicos e racionalidade.
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