Uma área de 350 mil metros quadrados com topografias variadas e ambientes diversificados, jardins harmonicamente projetados, flores, plantas raras e exóticas, cerâmicas, esculturas e pinturas. Esse é o cenário do sítio Roberto Burle Marx onde funciona um centro de estudos paisagísticos e de preservação da natureza.
Roberto Burle Marx (1909-1994), paisagista e artista plástico, criou ambientes naturais que são obras raras de harmonia e beleza. Ao longo de sua vida, realizou um trabalho que se tornou mundialmente conhecido e admirado. Inúmeros projetos e obras de sua autoria estão registrados em diversas publicações, nacionais e estrangeiras.
O sitio onde funciona o centro de estudos foi adquirido por Roberto Burle Marx em 1949 e tinha o nome de Sítio Santo Antônio da Bica. Em 1983, foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural e, em 1985, passou a integrar o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nesse ano, o local foi transformado em centro de estudos, com nome de Sitio Roberto Burle Marx, e tiveram inicio as atividades de pesquisa e desenvolvimento de coleções e estudos paisagísticos.
Roberto Burle Marx e sua equipe, ao longo dos anos de funcionamento do centro de estudos paisagísticos e de preservação da natureza, viajaram pelo interior do Brasil coletando espécies de plantas, muitas delas em vias de extinção. Essas plantas foram aclimatadas e reproduzidas, formando uma grande coleção - estimada em 3.500 espécies, em sua maioria autóctones do Brasil - hoje integram o acervo do Sitio.
Além do acervo paisagístico, o Sitio Roberto Burle Marx refine uma coleção de quadros de arte, como cerâmicas pré-colombianas, cerâmicas populares brasileiras, pinturas, desenhos, esculturas de diversos artistas, arte sacra, etc. O acervo de obras de arte inclui também pinturas e desenhos de Roberto Burle Marx, realizadas em diversas épocas. A Biblioteca do centro de estudos com cerca de 3.500 livros especializados em botânica, arquitetura e paisagismo.
O Sítio Roberto Burle Marx mantêm um projeto permanente de produção de mudas das espécies de seu acervo. Dentre as atividades que realiza destacam-se a promoção de cursos, seminários e eventos que contribuam para o desenvolvimento do paisagismo e da conservação da natureza, em constante intercâmbio ligadas ao meio ambiente.
A filosofia de seu trabalho é a conservação das espécies nativas do Brasil e a divulgação ampliação dos acervos cultural e científico formado por Roberto Burle Marx.
Sítio Roberto Burle Marx Estrada da Barra de Guaratiba, 2019 - Barra de Guaratiba CEP: 23020-240 Rio de Janeiro / RJ Tel. (021) 410-1412 / 410-1171
Fonte: Informativo Verde
|