Insetos de várias cores, a maior parte deles apresenta carapaça; alguns machos têm asas. Como atacam: alojam-se na parte inferior das folhas, ramos, troncos e raízes. Sugam a seiva da planta e secretam uma substância açucarada que pode atrair formigas e ajudar na proliferação de fungos.
Soluções caseiras: calda de fumo; limpeza da planta com algodão embebido de água e sabão de coco ou água e álcool; cultivo de plantas repelentes no jardim; emulsão de óleo, que asfixia o inseto.
Solução química: óleos vegetais.
Soluções naturais: Natunee (produto à base de óleo de neem), Bovenat PM (à base de Beauveria bassiana).
Como preparar as soluções caseiras
Calda de fumo: coloque um pouco, de fumo de corda picado em uma tigela e adicione álcool (liquido ou gel) até cobrir o fumo. Quando tiver absorvido todo o liquido, coloque mais um pouco de álcool diluído em água. Deixe o recipiente num lugar fresco por 48 horas. Coe e guarde-o numa garrafa em local escuro. Com a ajuda de borrifador, aplique a calda nas plantas.
Limpeza da planta com algodão: essa é fácil. Basta usar uma solução de 50% água e sabão de coco (50 gramas para cada 5 litros) ou de 50% água e 50% álcool.
Plantas repelentes: plante alguma destas espécies nos cantos do jardim: hortelã, urtiga, gerânio ou cravo-de-defunto.
Emulsão de óleo: misture em um recipiente 2 litros de água, 1 quilo de sabão neutro e 8 litros de óleo mineral. Ferva até formar uma pasta, mexendo sempre. Quando for usar, dilua a solução em água morna (50 g para 3 litros) e aplique a calda com um borrifador.
Fonte de pesquisa: Revista Natureza
|