Paisagismo Brasil

Informações sobre Paisagismo e Jardinagem de Forma Descomplicada

Paisagismo de Jardins Pequenos – Dicas

Dicas para Fazer Paisagismo e Decoração em Jardim Pequeno

Acha que não pode fazer muito com pequenos jardins? Pense de novo! Existem inúmeras ideias incríveis que podem transformar qualquer pequeno espaço em um excelente jardim paraíso, com recursos compactos adequados para enriquecer e valorizar. Depois de ler isso, você ficará feliz por conhecer dicas de paisagismo para jardins pequenos.

paisagismo-em-jardim-pequeno Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas

Paisagismo em jardins pequenos

O espaço é sempre algo muito precioso para uma boa parte de nós, mas sobretudo assuntos tais como paisagismo de jardins pequenos. Afinal, espaços menores requerem mais engenhosidade na hora de se fazer algo nele.

Observe adiante algumas dicas de paisagismo para quem tem jardins pequenos, com certeza se aplicar algumas dessas dicas o seu jardim vai valorizar muito visualmente:

Aposte em altura

Paredes, garagens, o lado de uma cerca – tudo é um bom espaço. Dentro de casa, usamos paredes para quadros, espelhos e armários e você pode fazer o mesmo com o seu jardim!

Use trepadeiras como Trachelospermum (estrela de jasmim) e reboques tremendos, como o vibrante Phlox subulata, para adornar espaços altos.

Faça florescer no alto com recipientes como cestos pendurados de Pelargonium (gerânios), floreiras e manjedouras de parede requintadas.

Jardins de parede vivos são uma ótima maneira de preencher um espaço vazio e parecem contemporâneos e emocionantes também.

Uma opção fácil para fazer um desses é prender um palete de madeira a uma parede e encher com vasos de plantas até que o palete fique escondido atrás de um tapete vertical de folhagem exuberante. Grandes plantas para incluir em uma parede viva são Salvia microphylla, Campanula persicifolia e plantas comestíveis como alface e morangos suculentos.

Tudo isso chama a atenção para cima, fazendo com que o espaço menor pareça maior e adicionando o fator ‘uau’ ao seu jardim ou varanda.

decoracao-jardim-pequeno Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas

Compartimentalize

Crie seu próprio jardim secreto com áreas escondidas e esconderijos aconchegantes. Divida seu jardim em seções, usando telas de bambu, treliça ou paredes de folhagem e decore cada área com diferentes plantas e móveis de jardim. Eles são perfeitos para esconder pequenas áreas de estar e refúgios confortáveis no jardim.

As gramíneas ornamentais podem ser perfeitas para amenizar o visual de barreiras e proporcionarão a seu jardim uma profundidade maior nos níveis mais baixos. Opte por gramíneas deliciosas como Festuca glaucaStipa tenuissima (grama de penas mexicana).

Isso fará com que pareça maior, porque você não pode ver tudo de uma vez. Ainda que o espaço seja diminuto, montar um arco estabelecerá áreas de jardim divididas.

Pavimente diagonalmente

O pavimento colocado de forma quadrada pode fazer seu jardim parecer menor do que é e com um simples truque de olho, você pode aumentar o tamanho visual do seu jardim.

Coloque lajes na ponta para que fiquem em forma de diamante para dar a ilusão de ótica de um jardim maior.

Ou, para fazer uso de lajes mistas e quebradas, planeje um jardim de cabeça para baixo para um ótimo uso de lajes de qualquer tamanho ou cor – como pavimentação diagonal, isso pode dar a ilusão de um espaço maior.

Opte por pavimentos de cores claras, como ‘Sun Grande’ da linha de porcelana Pavestone ‘Discovery’, ou ‘Sable’ texturizados na sombra arenosa de ‘Apollo’.

Este tipo de pavimento abre o seu jardim, ao mesmo tempo que lhe confere um estilo contemporâneo.

Adicione árvores

Uma das principais dicas para certos projetos de pequenos jardins é espremer algumas árvores maiores. Eles proporcionarão uma boa altura e privacidade. Experimente árvores de copa, como Prunus cerasifera (ameixa cereja), que dará um telhado frondoso sem ocupar muito espaço no solo. Você pode criar ainda mais espaço removendo também as hastes inferiores.

Árvores decorativas e ornamentais também podem ter uma ótima aparência, com um bom exemplo sendo as Olea europaea (oliveiras), que podem transformar qualquer área em um belo paraíso mediterrâneo.

Mantenha-o brilhante

Plantas e características de cores vivas podem fazer um espaço compacto parecer mais claro e maior.

Cores douradas ou amarelo-claro, como Rudbeckia hirta ou Alyssum montanum, são perfeitas para iluminar manchas escuras.Essas exibições brilhantes de folhagem e arbustos vão enfeitar seu jardim com uma luz gloriosa.

Como regra geral, cores quentes, como vermelhos e amarelos escuros, tornam o ambiente mais intimista. Já cores frias como roxo-claro, branco e azul recuam o campo de visão, fazendo com que um pequeno espaço pareça maior. Você também pode trabalhar bem a iluminação do jardim.

jardim-pequeno-decorado Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas

Atrair animais selvagens

Caixas de pássaros, estações de alimentação, bolsas de poleiro e hotéis de insetos ajudarão a dar vida ao seu jardim, com atividades emocionantes de pássaros e insetos. A natureza do jardim pode prosperar até nos menores jardins, portanto, abra espaço para a vida selvagem no projeto do seu jardim.

Atraia mais vida selvagem plantando suas flores favoritas, que vão agradar as abelhas e borboletas e dar-lhe muita cor. Em breve, será uma colmeia de atividades e muita diversão para as crianças!

Seja esperto ao usar móveis

Móveis em um pequeno jardim podem ser usados com grande efeito, mas muitos ou do tipo errado podem desordenar e ocupar um espaço valioso que você não pode perder. Em vez de bancos grandes ou assentos volumosos, opte por opções compactas, como um conjunto de mesa de bistrô e cadeiras.

Este tipo de mobiliário de jardim oferece uma estética européia brilhantemente elegante para qualquer pequeno jardim, com a vantagem adicional de que eles não ocupam muito espaço. É perfeito para um café da manhã com croissants, café e suco de laranja, enquanto você se aquece ao sol da manhã.

Fotos de Jardins Pequenos Decorados

Abaixo selecionamos alguns jardins pequenos com paisagismo bem feito para você usar como inspiração.

decoracao-em-jardim-pequeno Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas decoracao-jardins-pequenos Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas dicas-paisagismo-jardim-pequeno Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas dicas-para-decorar-jardim-pequeno Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas jardim-pequeno-paisagismo Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas paisagismo-jardim-pequeno Paisagismo de Jardins Pequenos - Dicas

Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Plantas para Jardim – Tipos

A jardinagem deve ser uma atividade divertida e agradável. Para mantê-lo assim, escolha os melhores tipos de plantas para jardins. Aliás, não só as melhores, mas também as mais fáceis de cultivar e cuidar. Descomplicadas e com pouca manutenção, eles ficarão lindas no seu quintal.

plantas-para-jardim Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Como Escolher plantas para jardins?

Claro, você poderia passar toda a primavera e o verão removendo ervas daninhas, regando e cuidando do jardim, mas há uma maneira mais fácil de cultivar uma paisagem deslumbrante. Tudo começa com os melhores tipos de plantas para plantar em seu jardim. Escolha opções de baixa manutenção e observe seu jardim florescer – com pouco esforço de sua parte.

Vamos conhecer algumas boas plantas? Confira abaixo:

Flor-de-cone

flor-de-cone Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Onde algumas plantas lutam em solo pobre, a flor-de-cone prospera. Também conhecida como equinácea, esta flor roxa, nativa do leste dos Estados Unidos, atrai polinizadores.

Em troca, tudo o que é necessário é um corte no final do verão para rejuvenescer suas flores ousadas.

Se a sua região recebe chuvas normais, você pode esquecer de regar sua flor-de-cone só precisará fertilizar a planta em casos raros, como quando os botões permanecem subdesenvolvidos. Caso contrário, esta é uma planta tolerante à seca que você pode ignorar durante toda a temporada.

Tomilho rastejante

tomilho-rastejante Melhores Tipos de Plantas para Jardins

O tomilho rasteiro é o favorito dos cozinheiros domésticos e dos paisagistas preguiçosos. Esta fragrante – e comestível – cobertura vegetal perene precisa de pouco mais do que clima quente e regas ocasionais.

Sua robustez e resistência à seca recomendam-no como uma alternativa ao gramado, e suas pequenas flores brancas atraem borboletas para o quintal. Se houver previsão de um congelamento fora de época, cubra o tomilho com uma lona para protegê-lo até que a temperatura suba.

Sedum

sedum Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Existem plantas de baixa manutenção e, em seguida, sedum rastejante. Disponível em uma miríade de variedades, essas suculentas, também conhecidas como stonecrop, podem sobreviver a condições desfavoráveis de todos os tipos.

Plante sedum rasteiro em uma região árida onde pode prosperar em meio à seca, ou forrar uma entrada de automóveis com alvenaria, onde sobreviverá ao escoamento do sal usado para derreter o gelo no inverno. Essas suculentas vêm em todas as cores, do cinza-azulado ao bronze-avermelhado, e podem ser encontradas em quase todos os jardins.

Lilás silvestre

lilas-silvestre Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Também conhecido como lilás selvagem ou flor do Texas, impressiona com flores vibrantes de lavanda, roxo e magenta. Apesar de todas as suas flores vistosas, este arbusto florido é surpreendentemente de baixa manutenção.

Plante-o em plena luz do sol e regue-o apenas durante os verões ou em épocas de seca, para ser recompensado com cores chamativas e apelo do meio-fio.

Amora americana

amora-americana Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Se você quer uma planta de baixa manutenção com cor o ano todo, não procure além do arbusto de amora americana. Após meses de folhagem verde salpicada de flores lilases na primavera e no verão, as folhas da amora americana caem e revelam bagas roxas deslumbrantes (um lanche favorito dos pássaros) na maior parte do outono e inverno.

Praticamente tolerante à seca e resistente a doenças e pragas, esta é uma variedade de jardim que requer pouco ou nenhum esforço de sua parte depois de plantada.

Hosta

hosta Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Procurando pouca manutenção e muitas opções? Plantas folhosas hosta podem prosperar em quase qualquer lugar – melhor nas Zonas 2 a 10, não importa o nível de luz solar – tornando esta cobertura de solo uma escolha fácil para jardins com bastante sombra.

Apenas regue pela manhã para evitar que suas folhas verdes, douradas ou variegadas queimem, e mantenha-o hidratado ao longo do dia conforme necessário. Uma vez estabelecida, observe esta planta exuberante se tornar uma adição regular à paisagem, retornando ano após ano.

Salvia do prado

salvia-do-prado Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Beija-flores, abelhas e jardineiros iniciantes adoram a cor que as flores de longa floração da salva do prado trazem para o jardim. Os longos caules são uma maneira fácil de adicionar tons violáceos profundos e vibrantes à sua paisagem.

Além disso, esta planta perene lida com pleno sol e aguenta veados da vizinhança que visitam com a larica.

Hortelã

hortela-para-jardim Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Você deve estar familiarizado com a planta aromática de hortelã por sua capacidade de repelir mosquitos e fazer bons mojitos. Mas a fácil manutenção que esta planta requer para iniciar é uma bênção e uma maldição: as raízes invasivas das plantas de hortelã-pimenta crescem tão rapidamente que podem ultrapassar o seu jardim.

Mantenha esta folhagem fresca em vasos individuais que podem ser facilmente transferidos do parapeito da janela para o pátio para colher seus benefícios durante todo o ano.

Suzana-dos-olhos-negros

suzana-dos-olhos-negros Melhores Tipos de Plantas para Jardins

Tolerantes à seca e resistentes a doenças, essas flores amarelas brilhantes com grandes centros castanhos a roxos são fáceis de adicionar a qualquer jardim. E se a cor ensolarada por si só não faz você sorrir, as borboletas que trazem para o seu quintal podem fazer exatamente isso.

Mas cuidado: a planta perene de botão amarelo também atrai animais selvagens para o canteiro de seu jardim, então é melhor colocá-los perto de plantas conhecidas por serem repelentes, como lavanda e alecrim.

Essas são algumas boas opções de plantas para você ter em seu jardim, gostou das sugestões? Acha que ficou faltando alguma na lista? Deixe nos comentários que futuramente iremos atualizar com mais boas opções para você plantar em seu lindo jardim, também acompanhe o nosso site para conferir mais dicas.

Paisagismo de jardins com Pedras – Decoração

Decoração de Jardim com Pedras

Quando chega a hora de criar um quintal que seja bonito e prático, você não pode fazer muito melhor do que adquirir materiais da Mãe Natureza. A incorporação de elementos da paisagem local em um paisagismo de jardim com pedras vai emprestar autenticidade e originalidade a decoração do espaço externo.

jardins-decorados-com-pedras Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração

Por que fazer paisagismo de jardim com pedras?

Os proprietários podem ajudar a combater a seca usando xeriscaping. Os jardins feitos com a técnica xeriscape são paisagens que requerem pouca água além da que o céu proporciona, muitas vezes incorporando plantas nativas.

Reduzir a dependência do solo da chuva é uma jogada inteligente para qualquer pessoa que se preocupa com a Terra.

Os jardins de pedras são uma maneira fácil, às vezes sem plantas, de dar a qualquer propriedade um pouco mais de personalidade, além de serem ecologicamente corretos. Continue lendo para ideias de jardins de pedras que são tão eficazes em áreas áridas quanto atraentes.

Tons brilhantes e rochas ásperas

Digamos que haja muito espaço em outro lugar para pátios, pérgulas e gazebos, com muito gramado inclinado sobrando. Por que não transformar a área em uma paisagem alegre e colorida?

Esta ideia de jardim de pedras combina salpicos amplos de flores em tons vivos com o uso ousado de rochas escarpadas e ásperas.

Para conseguir o efeito, estilize este espaço como um amplo terraço com jardim, com seções alternadas de plantas de cobertura do solo – tomilho florido, flox e sedums – e rochas largas e relativamente planas que podem servir como degraus na hora de capinar.

Um pequeno “lago”

Nada adiciona um toque especial a um quintal como um pequeno lago cheio de peixes e nenúfares flutuantes. Se você estocar carpas para o apelo neo-asiático ou criar tilápia, cerque o lago com pedras em uma ampla variedade de tamanhos.

Rochas grandes e grossas intercaladas com seixos menores delinearão seu perímetro – e desencorajarão os visitantes jovens de vadiar. Para um efeito mais dramático, procure seixos de praia mexicanos ou caribenhos.

Cascalho no jardim

Você já ouviu falar de parar para cheirar as rosas; agora prepare-se para se sentar para cheirar os snapdragons. Um banco decorativo diminuto aninhado entre pedras planas que estão niveladas com o solo dá um apelo visual a um canteiro de flores que de outra forma seria insípido.

Aqui, as plantas desempenham um papel coadjuvante, cedendo ao contraste entre uma cobertura vegetal rica e escura e pequenas pedras multicoloridas. Alguns arbustos floridos em uma variedade de alturas e tons de verde são a única flora necessária.

Divida e conquiste um grande gramado

Os compradores de casas adoram a ideia de um quintal grande, mas depois de assinarem na linha pontilhada, esse gramado pode ser assustador. Eles podem se perguntar o que fazer com uma extensão tão grande de verde (além de amaldiçoar a rapidez com que a grama cresce).

Se não estiver nivelada o suficiente para jogar croquet, considere dividir o gramado em áreas discretas que servirão a diferentes propósitos. Pense em um jardim de ervas, um jardim de borboletas ou de abelhas, até mesmo colmeias ou um galinheiro.

Use rochas grandes, semelhantes a pedregulhos, para separar esses espaços e economizar dinheiro em pavimentação.

tipos-de-pedras-decoracao-de-jardim Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração

Uma pedra no meio do caminho

As ideias de jardins de pedras costumam exemplificar a filosofia “mais é mais”, agregando o máximo possível de elementos que chamam a atenção. Não é assim com esta linha minimalista de pedras ao longo de uma calçada.

Assim como uma fita embeleza a bainha de um vestido, essa borda estreita de seixos lisos paralelos à passarela certamente chamará a atenção. Qualquer planta com folhas verdes profundas funciona bem para completar este estilo limpo e assimétrico.

Uma fileira de gramíneas ornamentais de baixa-água, lírios-tigre vibrantes ou gladíolos também seria uma escolha impressionante.

Uma atmosfera de outro mundo

À medida que a noite cai, ele altera gradualmente toda a vibração de uma área de estar ao ar livre. Qualquer pessoa que se diverte após o pôr do sol ou que simplesmente adora sentar-se à luz fraca e relaxar terá o dobro do prazer em sua propriedade.

Veja ideias de jardins de pedras iluminadas para criar uma paisagem noturna encantadora. Aqui, rochas pesadas se misturam ao plano de fundo durante o dia e, em seguida, se transformam em uma paisagem lunar assustadoramente bela à luz dessas luzes orbe externas suavemente brilhantes.

Pedra emparelha-se perfeitamente com suculentas

Residentes de áreas afetadas pela seca usam materiais inorgânicos em quantidades muito maiores. Aqui, os muitos seixos multicoloridos funcionam como o tapete de Lebowski, realmente unindo os elementos naturais e artificiais deste xeriscape.

Uma palmeira solitária, algumas suculentas bem espaçadas e um muro baixo de pedra se unem em um quadro equilibrado e esteticamente atraente que não é menos adorável do que um gramado ou um jardim em flor.

Degraus de pedra elevam um espaço ao ar livre

Um quintal inclinado pode ser um incômodo. É complicado cortar a grama e desafiar o jardim – e todas as bolas de futebol acabam no mesmo local em declive.

Quintais de dois níveis, no entanto, são ótimos para entreter, jogar ou preparar um banquete em uma tarde de domingo ensolarada. Defina a aparência de dois níveis com um design elevado (literalmente!). Degraus de pedra largos e irregulares separam e conectam os dois espaços distintos.

Fotos de Jardins Decorados com Pedras

Abaixo selecionamos algumas imagens inspiradoras para você que deseja decorar o seu jardim com pedras:

caminho-de-pedras-decoradas Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração decoracao-com-pedras Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração decoracao-de-jardim-com-pedras Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração decorar-jardins-com-pedras Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração jardim-decorado-com-pedras Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração jardins-com-pedras-decorados Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração pedras-na-decoracao-de-jardim Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração xeriscape Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração xeriscape-decoracao-de-jardim Paisagismo de jardins com Pedras - Decoração

Paisagismo e Iluminação de Jardins – Como Fazer

Dicas de Iluminação para Jardins

Quando se trata de iluminar sua paisagem, um pouco ajuda muito. Isso ocorre porque seus olhos precisam de menos luz ao ar livre do que dentro de casa para ver a luz, a sombra e o padrão. Para planejar a iluminação de jardins dentro de uma perspectiva do paisagismo, comece com uma caminhada pelo jardim à noite.

iluminacao-jardim-paisagismo Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer

Visualize como e quando deseja usar seus espaços ao ar livre e adapte a iluminação paisagística para atender a essas necessidades.

Quando estiver pronto para escolher as luminárias e o layout, use essas ideias de iluminação paisagística, incluindo dicas para o melhor posicionamento e como evitar problemas comuns, para um espaço externo bem iluminado que você pode aproveitar muito depois de escurecer.

Noções básicas de iluminação de Paisagem e Jardim

A maneira como a luz é vista durante o dia é diferente de como ela é vista à noite, uma distinção particularmente importante quando se trata de iluminar caminhos e outros espaços ao ar livre. No entanto, certos princípios sobre iluminação de jardins permanecem verdadeiros em ambientes internos e externos.

Para começar, a luz tem intensidade, ou quantidade emitida, e cor. A cor de uma determinada lâmpada pode ser encontrada na embalagem; é um número que varia de 1800 kelvins (K), que tem um tom muito vermelho, a 7500 K, que é um branco-azulado.

Embora a iluminação paisagística por LED possa ser mais cara, os custos das lâmpadas (que continuam a diminuir) são equilibrados por sua vida útil extraordinariamente longa e consumo de energia extremamente baixo.

As luzes da paisagem localizadas perto de um prédio com eletricidade podem ser facilmente integradas ao sistema de fiação da sua casa. A iluminação solar para paisagens é outra opção para uma forma ecológica de alimentar suas luzes externas.

Tipos de iluminação e lâmpadas para Jardim

Seja em ambientes internos ou externos, a iluminação é geralmente dividida em três camadas com base na função:

  • Iluminação geral: a luz geral fornece iluminação para toda uma sala ou espaço.
  • Iluminação da tarefa: a iluminação da tarefa é usada para uma finalidade específica, como iluminar um caminho.
  • Iluminação de destaque: a iluminação de destaque chama a atenção para um objeto ou área. Isso geralmente é feito com holofotes ou lampadas decorativas.

Uma variedade de lâmpadas é adequada para luminárias externas.

  • As lâmpadas incandescentes emitem uma luz agradável, mas têm vida curta e consomem mais eletricidade.
  • As lâmpadas halógenas são versões mais eficientes das incandescentes, normalmente com uma vida útil mais longa e menos consumo de energia.
  • As lâmpadas fluorescentes agora estão disponíveis em uma gama de cores mais agradável, duram muito mais e consomem menos energia.

luzes-jardim-dicas Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer

Problemas e correções de iluminação de paisagens externas

Os problemas de iluminação externa diferem daqueles da luz interna. Por exemplo, a reflexão é menos um problema em exteriores porque a maioria das superfícies são escuras e não refletem bem a luz. No entanto, a posição e a proteção são mais importantes na iluminação de paisagens externas, a fim de evitar reflexos.

O brilho ocorre quando uma fonte de luz é muito grande ou muito brilhante; pode cegar porque reflete diretamente nos olhos das pessoas. A iluminação de paisagens externas também precisa ser particularmente sensível à luz direta ou indireta.

A luz direta da paisagem externa, como um downlight do lado de fora de uma porta de entrada lateral, iluminará principalmente o objeto para o qual é direcionado e pouco dos arredores. A luz indireta reflete nas superfícies circundantes para criar uma lavagem suave.

Ideias para Decoração e iluminação de Jardins

Embora a iluminação externa possa ser colocada virtualmente em qualquer lugar, alguns pontos a tornam uma necessidade absoluta. As áreas essenciais de iluminação paisagística incluem:

  • Caminhos: Um caminho bem iluminado é acolhedor e obrigatório, fornecendo iluminação que estende a hospitalidade aos visitantes e torna o caminhar mais seguro. A iluminação elevada não é necessária e os downlights evitarão o brilho. Pavimentos iluminados individualmente também podem ser usados ​​para iluminar um caminho.
  • Entradas: coloque luzes em cada lado de uma porta ou no teto nas portas de entrada frontal, traseira e lateral.
  • Entrada de automóveis: A iluminação paisagística de baixa tensão, que normalmente é mais fácil de instalar e usa menos energia do que outros sistemas, é uma boa opção ao longo de uma entrada de automóveis.
  • Degraus: os degraus devem ser iluminados para segurança; tanto os risers quanto os degraus podem ser iluminados.
  • Decks ou pátios: a iluminação pode ser usada para iluminar áreas de tarefas específicas em um deck ou pátio, como uma cozinha ao ar livre ou churrasqueira, bem como grades e áreas de estar. Uplighting, que é mais difícil de realizar no exterior, pode ser usado em um deck ou pátio para enviar luz para cima em um guarda-chuva ou saliência do deck para um efeito indireto.
  • Gazebos, pérgulas ou treliças: a iluminação é uma boa maneira de destacar um elemento interessante de construção, como pérgulas ou caramanchões, na paisagem ao ar livre.

Fotos de Iluminação de Jardins

Abaixo selecionamos algumas fotos de decoração de jardins com iluminação para você se inspirar em seu projeto:

area-externa-decoracao-iluminacao Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer paisagismo-jardim-iluminacao Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer paisagismo-iluminacao-jardim Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer jardim-iluminacao Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer jardim-externo-iluminacao Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer iluminacao-jardins Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer iluminacao-jardim-piscina Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer iluminacao-jardim-fotos Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer iluminacao-de-jardim Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer fotos-iluminacao-jardim Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer dicas-iluminacao-de-jardim Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer decoracao-de-jardim-iluminacao Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer area-externa-iluminacao Paisagismo e Iluminação de Jardins - Como Fazer

Como Contratar um Paisagista? Orçamento e Valores

Contratação de um Paisagista

Sem sombra de dúvidas, ter um jardim em casa vai muito além de ter um lugar bonito para mostrar aos outros e para “enfeitar” a casa. De fato, o jardim é um local no qual se pode passear, passar um tempo, elevar o grau de felicidade, cultivar diversas plantas e flores. Contratar um paisagista faz toda a diferença nesse processo.

dicas-contratacao-de-paisagista Como Contratar um Paisagista? Orçamento e Valores

Elaborar um jardim e cuidar dele é algo imprescindível para qualquer lugar que possua um. No entanto, nem todo mundo possui tempo o suficiente e nem conhecimentos e habilidades para cuidar de um jardim do jeito certo. Assim sendo, nesse caso se torna imprescindível contratar um paisagista. Afinal, ele tem experiência e conhecimento para tal.

Dicas para Contratar um Paisagista Profissional

Ao aprender como contratar um paisagista, você tem a certeza de que ele possui todas as ferramentas e equipamentos necessários para concretizar o trabalho da melhor forma possível, trazendo bons resultados.

Observe adiante alguns critérios para você levar em consideração ao contratar um profissional do ramo do paisagismo.

Saiba o que você realmente quer

O seu jardim é repleto de oportunidades. Quando você intenciona contratar um paisagista, o primeiro passo é ter clareza de quais são os seus reais objetivos para esse espaço. Ou seja, você precisa se questionar sobre qual a modalidade de trabalho necessita ser realizada para que você tenha o jardim dos sonhos.

Esse tipo de profissional pode não somente fazer coisas simples, tais como aparar arbustos, efetuar podas e eliminar ervas daninhas, mas também efetuar o planejamento de jardins sazonais para fins de diagnóstico e sanar de infecções de plantas.

Faça uma boa pesquisa na Internet, folheie revistas e conheça os jardins da sua vizinhança para poder se inspirar e ter mais orientações de como criar o seu. Após determinar como será o seu jardim, você terá bem definido na sua mente qual o tipo de trabalho que deve ser feito e qual o especialista que deve procurar.

paisagista-orcamento-valores Como Contratar um Paisagista? Orçamento e Valores

Certifique-se das qualificações do profissional

Assim que você descobriu o tipo específico de profissional necessita para o seu jardim, pode iniciar sua procura pelo paisagista que tenha as qualificações apropriadas para o tipo de trabalho a ser realizado.

Veja quais as certificações, especializações e cursos ele tem. Faça uma breve entrevista para conhece-lo melhor, saber as experiências que ele teve e os projetos nos quais já participou.

Averigue todas as referências

Um paisagista vai ter acesso constante em sua casa e estará cuidando de todas as suas plantas. Sendo assim, você certamente poderá ter mais tranquilidade sabendo com mais certeza se a pessoa que contratou é realmente confiável se averiguar todas as referências dessa pessoa.

Nesse sentido, contate seus amigos, família e os colegas de trabalho que conheçam profissionais de paisagismo. Com um paisagista que já prestou serviços para alguém que você conhece, você terá uma maior capacidade de ter uma noção mais aproximada a respeito do estilo de trabalho dele e, obviamente, a qualidade do trabalho.

Caso ninguém do seu círculo social conheça paisagistas, é só pesquisar na Internet. É bem possível que esse profissional tenha um site, no qual você poderá ver avaliações verdadeiras de clientes. Além disso, existem as redes sociais, nas quais é bem provável que o especialista em questão tenha um perfil. Assim, você terá a chance de vasculhar depoimentos e avaliações.

Orçamento e Preço para Contratação de Paisagista

Ainda que possa haver algumas estimativas aproximadas de trabalhos de paisagismo que você pode encontrar online, tenha ciência de que os custos de um trabalho de paisagismo vão ser dependente do tipo de trabalho que você necessita, do grau de experiência do profissional e do nível de especialização que ele tem.

Ademais, outros detalhes que pesam bastante no orçamento dessa atividade é a duração do trabalho e qual a sua urgência na realização dele.

Faça uma lista precisa daquilo que necessita fazer e qual a estimativa de valores pautando-se na pesquisa que você mesmo fez. Então, na hora que estiver dialogando com o profissional escolhido e tiver acertado todos os detalhes, elabore e feche um contrato. Isso evita que você seja surpreendido por cobranças extras futuramente.

Onde Encontrar um Paisagista?

Para encontrar profissionais na área de paisagismo e jardinagem, vai depender muito da cidade e do bairro em que o serviço será realizado. Existem sites que reúnem diversos profissionais, onde você consegue alguns orçamentos de uma só vez, como o caso do GetNinjas, porém não são em todas as cidades que o serviço é disponível.

Você pode procurar no Google quais são as principais empresas e profissionais do ramo em sua cidade e solicitar um orçamento e maiores detalhes sobre a empresa. Nunca feche com o primeiro, o bom é ter pelo menos 3 orçamentos para você comparar os valores e qualidades de cada um.

contratar-um-paisagista Como Contratar um Paisagista? Orçamento e Valores

Confira equipamentos, ferramentas e licenças

No país, geralmente um profissional terá uma empresa individual marcada como o único dono. Ou seja, se ele é um empreendedor individual, constará na sua documentação ele como sendo o sócio único. Além disso, ele terá diferentes licenças para atuar em determinados tipos e tamanhos de projetos.

Agora, caso você contrate uma empresa em si de paisagismo, a operação estará assinalada como uma sociedade de responsabilidade limitada. Além de uma licença comercial, as empresas de paisagismo necessitam ter seguro a fim de proteger o cliente e a própria empresa.

Outra coisa que necessita ser verificada é se o profissional tem as ferramentas e equipamentos adequados para o trabalho. Dessa maneira, ao contratar um paisagista, você saberá que ele será realmente capaz de executar o trabalho.

Curso Online de Paisagismo 2022 – Onde Fazer

Cursos de Paisagismo Online 2022

A escolha da faculdade e do curso nem sempre é muito fácil. É indicado pesquisar diversas informações sobre os cursos e as faculdades que disponibilizam este curso. Se você já escolheu a opção de paisagismo para curso superior ou está pensando nesta opção saiba que tem a opção de realizar online o curso. Entenda um pouco mais sobre o curso online de paisagismo. Saiba onde encontrar os melhores cursos por EAD e dicas para realizar esses cursos a distância. Assim você poderá tomar a decisão do curso e da faculdade tendo todas as informações e com dicas de como funcionam as faculdades em EAD.

curso-de-paisagismo-online Curso Online de Paisagismo 2022 - Onde Fazer

Curso de Paisagismo

O curso de paisagismo é uma área de estudos com matérias relacionadas a agronomia, desenho geométrico, belas artes, arquitetura e urbanismo. O curso é chamado de tecnólogo por ter menos de quatro anos de duração. Nesse caso o profissional que faz o curso se chama técnico em paisagismo. Porém a profissão é bem completa e vai além do planejamento de jardins como é muito conhecida. O paisagista sairá do curso preparado para planejar além de jardins, caminhos, áreas de lazer, pavimentação e muito mais. Ele irá trabalhar com as cores, iluminação, ambiente e muito mais. A grade curricular do curso contém matérias de áreas como urbanismo, arquitetura, biomas, vegetação e muito mais nessa linha de estudo. Está dentro da profissão o planejamento de forma harmônica ambientes com vegetação respeitando tanto o limite dos locais como o bem estar das pessoas.

O curso de paisagismo pode ser formado como tecnólogo, tem como pré requisito ensino médio, ou como pós graduação quando já tem um curso superior em áreas afins. As vagas no mercado de trabalho para essa área são bem diversas, tendo oportunidade de trabalhar em diferentes áreas junto da arquitetura, engenharia e muito mais.

Se planejar fazer curso de paisagismo iremos falar um pouco mais das opções do curso em EAD. Assim você poderá escolher a melhor faculdade para realizar o curso a distância. Veja também algumas dicas para cursar matérias em EAD sem se perder nas datas.

curso-de-paisagismo-1 Curso Online de Paisagismo 2022 - Onde Fazer

Cursos Online de Paisagismo 2022

Nos cursos de paisagismo também há a opção de EAD. Nesse modelo você não precisará assistir aulas presencialmente na faculdade. Sendo que todas as matérias e as provas serão realizadas online pelo sistema da faculdade. Algumas oferecem a opção de semi presencial na qual você só irá precisar assistir pessoalmente às aulas uma vez por mês.

Abaixo selecionamos algumas das melhores opções de cursos online para você fazer:

Curso de Desenho para Paisagismo

Quem é paisagista, precisa saber fazer projetos e desenhos e para você pegar os macetes e aprimorar as técnicas, nada melhor que fazer esse curso de desenho focado em paisagismo.

curso-desenho-para-paisagismo Curso Online de Paisagismo 2022 - Onde Fazer

Para conhecer melhor o curso de desenho para paisagismo e fazer a sua inscrição, CLIQUE AQUI.

Curso de AutoCad para Paisagismo

Dominar o Autocad é fundamental para você criar seus projetos e apresentar para os clientes, também precisa dos projeto para os fornecedores e jardineiros entenderem com mais clareza qual é a proposta de cada projeto. Se você vai seguir na profissão ou deseja aprimorar os seus conhecimentos, esse curso é super indicado.

curso-de-autocad-para-paisagista Curso Online de Paisagismo 2022 - Onde Fazer

Para conhecer melhor o curso de AutoCad para Paisagismo e fazer a sua inscrição, CLIQUE AQUI.

E se você já tem o AutoCad e tem algum conhecimento com o programa, pode adiquirir um pack com blocos de sketchup voltado ao paisagismo, com tudo o que você precisa para começar a montar o projeto (árvores, flores, plantas, mobiliário externo para jardins, churrasqueiras, piscina, lagos e etc.) para conhecer melhor CLIQUE AQUI.

Outros cursos:

  • Paisagismo Lucrativo
  • Jardim na Prática – Estética com Economia
  • Especialista em Paisagismo na Prática

Ebooks de Paisagismo e Jardinagem

Selecionamos também alguns ebooks bem interessantes, tanto para você obter mais conhecimentos e também para se atualizar e se aprofundar no assuntos, já que quem lida com clientes tem que ter respostas na ponta da língua para convencer e mostrar que é um bom profissional.

Conheça alguns dos ebooks:

Faculdades de Paisagismo

Entre as faculdades que oferecem o curso de paisagismo em EAD estão locais com cursos tecnológicos como o SENAI. Além dessas opções você pode escolher faculdades como INAP e outras faculdades que oferecem os cursos a distância. Essas são as principais opções para realizar o curso de paisagismos Além disso se você se formou em alguma área correlata poderá realizar uma pós graduação na área com tempo de formação menor e ser pós graduado em paisagismo. Você encontra vários cursos de curto prazo com certificado também na internet com o assunto caso já tenha formação em alguma área próxima.

Saiba mais: Onde fazer faculdade de paisagismo.

Agora que você já sabe onde fazer o curso de paisagismo online vamos falar algumas dicas para cursar online. Realizar as formações online nem sempre é simples e você pode acabar perdendo datas por confusão. Veja abaixo algumas dicas para se organizar.

cursos-de-paisagismo-online Curso Online de Paisagismo 2022 - Onde Fazer

Dicas para fazer cursos Online

Como dito acima, pode ser muito desafiador cursar paisagismo e outras faculdades no modelo online ou EAD. Nesse caso você fará tudo pelo sistema da faculdade e não precisará ir em nenhum momento online.

A primeira dica é organizar o calendário com as datas para entregas de trabalho, provas e leituras. A segunda dica é o espaço. Ter um espaço organizado e próprio para estudar é fundamental para os momentos de concentração e evitar distrações. Ter um horário seja na manhã ou no final do dia específico para estudar também irá lhe ajudar muito. No começo pode ser desafiador cumprir as metas mas com o tempo e esforços você irá se acostumar e ficará mais fácil esse tempo de estudo.

Lembre-se de tirar um tempo para descansar, nem que seja apenas fim de semana. Se você ficar muito esgotado com o estudo e trabalho poderá tender a desistir mais rápido. Mantenha atividade que gosta de fazer para que comece a semana novamente revigorado.

Agora que você já sabe como realizar o curso de paisagismo online e onde fazer, acesse um dos sites e faça sua inscrição. Como dito acima, o curso tem uma ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho e mais funções que as pessoas pensam. Você pode tirar algumas dúvidas com o consultor da empresa que está oferecendo o curso quanto ao tempo de duração, as atividades e os valores a serem pagos. Assim poderá fazer sua inscrição com todas as informações.

Paisagista Profissão – Quanto Ganha, Salário, O que Faz

Profissão de Paisagista

No mundo contemporâneo a profissão paisagista surgiu como uma nova tendência no mercado. As famílias têm mudado a forma como entendem seus projetos residências e as empresas têm apostado em oferecer um visual diferenciado para seus clientes.

Várias necessidades vão surgindo ao ser humano, como por exemplo a necessidade de estar em um local bem planejado, bonito e agradável provocando sensação de bem estar e relaxamento. Para suprir essas necessidades precisa-se que haja pessoas capazes de executar um trabalho planejado para que se alcance esses resultados.

profissao-paisagista Paisagista Profissão - Quanto Ganha, Salário, O que Faz

O que Faz um Paisagista?

No caso citado neste artigo, existe a profissão de paisagista que é o profissional que elabora, planeja e executa projetos focados em melhorar ambientes abertos para que se alcance o bem estar necessário para cada tipo de necessidade.

Todo paisagista precisa ter conhecimento sobre várias áreas que vão desde arquitetura e urbanismo, jardinagem, agronomia, botânica, meio ambiente, artes plásticas e etc.

Devido a não existir uma faculdade especifica para a formação desse profissional (Veja em Faculdade de Paisagismo) é necessário que o futuro paisagista realize cursos direcionados a essa profissão. Normalmente um paisagista profissional é formado em arquitetura e urbanismo ou engenharia.

Esse curso precisa oferecer todos esses conhecimentos básicos para o exercício profissional do paisagismo.

Após a formação, o profissional irá adquirir experiências na profissão e irá aperfeiçoar a sua prática melhorando ainda mais o seu trabalho.

Geralmente a faculdade de arquitetura e urbanismo é a mais indicada para quem deseja seguir carreira como paisagista.

quanto-ganha-um-paisagista-salario Paisagista Profissão - Quanto Ganha, Salário, O que Faz

Qual o Salário de um Paisagista?

O salário da profissão paisagista depende de várias questões e para abordar o assunto precisamos considerar algumas questões que vão desde a experiência do profissional, a formação da sua clientela, o local o tipo de projeto entre outros.

Salário é a palavra utilizada na língua portuguesa para se referir a recompensa, a quantia que se recebe em troca da prestação de serviços perante contrato de prestação prévia ou até mesmo combinado pelo serviço.

O salário dependendo da profissão é padronizado podendo variar de acordo com a intensidade do trabalho, o tempo que se usará para fazer, a complexidade do serviço dentre outras variáveis.

Pessoas que possuem trabalho fixo recebem seu salário mensalmente pelo serviço prestado dentro desse mês. Esse valor é acrescido de alguns adicionais e descontos de acordo com a legislação que regem as ações trabalhistas no Brasil.

Os empregadores, pagadores de salário seguem a CLT que é a consolidação das leis de trabalho que estipula um valor para cada tipo de trabalho.

Os que fugirem dessa regra podem sofrer penalidades pelo não cumprimento, pois estarão saindo do que se considera justo para a profissão.

Os trabalhadores geralmente estão muito bem amparados por essas leis e as empresas e os pagadores precisam se atentar para não fugir das regras e prejudicar o trabalhador e nem a si próprio.

o-que-faz-um-paisagista Paisagista Profissão - Quanto Ganha, Salário, O que Faz

Profissão Paisagista – Quanto Ganha?

Mas afinal quanto ganha a profissão paisagista? Geralmente inicia-se nesta profissão ganhando o salário aproximado de R$ 2000 reais.

Com a experiência adquirida e os trabalhos realizados, passa a ganhar até mais de R$ 4.500 reais. Haja vista esses valores, destaca-se o salário médio para esse profissional em cerca de R$ 3.200 reais.

Claro que pode ir além do esperado se este for um bom profissional, pois poderá ser requisitado por várias empresas para as quais irá elaborar seus projetos de paisagismo. Como em toda profissão, existem profissionais que ganham grandes salários e donos de empresas de paisagismo, arquitetura e decoração, jardinagem e relacionados, podem ganhar valores bem maiores.

Lembrando que o paisagismo ainda não é regulamentado por isso pode ser exercido tanto por arquitetos paisagistas como por pessoas que possuam certificados em algum curso regulamentado pelo MEC.

Cabe ao indivíduo decidir qual convém mais para seu caso, a faculdade ou o curso, que dependendo da urgência da pessoa em ter o emprego pode optar pelo mais rápido ou pelo mais demorado.

Vale lembrar que um curso não é melhor que o outro, apenas um tem formação em arquitetura que é uma área muito mais extensa e que abrange uma infinidade de outras áreas e o outro possui sua formação focada no paisagismo em si pois não irá exercer nada além disso.

profissional-paisagismor-arquitetura Paisagista Profissão - Quanto Ganha, Salário, O que Faz

Paisagismo e Arquitetura

Apesar do paisagismo fazer parte de um conjunto maior chamado arquitetura, ela pode ser estudada de forma separada e mais focada apenas no paisagismo.

Assim formando profissionais altamente capacitados para realizarem projetos de melhoramento de ambientes num período muito menor do que os que optam por cursar a faculdade de arquitetura que geralmente estão focados em todo o conjunto e poderão se especializar em paisagismo também.

No entanto, irão trabalhar mais focados em supervisão e orientação de projetos bem como supervisão de execução do mesmo.

Ambos os profissionais acabam por trabalhar juntos com o mesmo projeto, mas um foca na execução e o outro em sua supervisão.

A profissão de paisagista tem crescido consideravelmente, sobretudo nos últimos tempos devido as empresas passarem a valorizar mais a apresentação dos ambientes e também porque as pessoas em geral tem apostado em oferecer para suas famílias qualidade de vida através de ambientes projetados e criados para trazer a natureza e o verde para dentro de suas casas.

Faculdade de Paisagismo – Melhores Cursos, Onde Fazer

Como ser um Paisagista?

Escolher a faculdade e o curso nem sempre é fácil. É preciso realizar diversas pesquisas sobre os cursos e as faculdades que disponibilizam este curso. Se você já escolheu a opção de paisagismo para curso superior ou está pensando nesta opção, iremos te ajudar abaixo. Entenda um pouco mais sobre o curso e as faculdades de paisagismo. Saiba onde encontrar os melhores cursos e onde fazer faculdade de paisagismo. Assim você poderá tomar a decisão do curso e da faculdade tendo todas as informações que precisa.

paisagismo-cursos-faculdade Faculdade de Paisagismo - Melhores Cursos, Onde Fazer

Curso de Paisagismo

A faculdade de paisagismo é uma área de conhecimento com matérias de agronomia, desenho geométrico, belas artes e Arquitetura e Urbanismo. O curso é conhecido como tecnólogo por ter menos de quatro anos de duração. A profissão vai além do planejamento de jardins como é muito conhecida. O profissional estará preparado para planejar além de jardins, caminhos, áreas de lazer, pavimentação e muito mais. Ele irá verificar as cores, iluminação, ambiente e muito mais. O curso terá matérias de urbanismo, arquitetura, biomas, vegetação e muito mais nessa linha de estudo. Você irá aprender a planejar de forma harmônica ambientes com vegetação respeitando tanto o limite dos locais como o bem estar das pessoas.

O curso de paisagismo pode ser feito como tecnólogo que não precisa ter ensino superior completo ou como pós-graduação quando já tem uma formação em áreas afins. O mercado de trabalho para essa área é bem amplo, podendo trabalhar em diferentes áreas junto da arquitetura, engenharia e muito mais.

Se você está pensando em fazer curso ou pós-graduação de paisagismo iremos falar um pouco mais dos melhores cursos no Brasil. Assim você poderá escolher a melhor faculdade para realizar o curso. Entenda também como você pode conhecer as notas das faculdades antes de escolher em qual fazer.

Melhores Cursos de Paisagismo

Os cursos de graduação ou tecnólogos estão disponíveis com diferentes opções. Você pode realizar o curso presencialmente ou por EAD. Assim poderá realizar o curso da forma que melhor se adapta a sua rotina. Saiba agora quais os melhores cursos de paisagismo e como conhecer as notas das faculdades para realizar a melhor escolha.

faculdade-de-paisagismo Faculdade de Paisagismo - Melhores Cursos, Onde Fazer

Todas as faculdades que oferecem pós-graduação e tecnólogo são reconhecidas e fiscalizadas pelo MEC. De tempos em tempos o MEC realiza análise das faculdades. Por essas notas você pode conhecer as melhores faculdades de paisagismo da sua região e se inscrever.

Os cursos de tecnólogo e de graduação mais conhecidos no Brasil estão espalhados em diferentes regiões. Você encontra esse curso em diferentes faculdades particulares como UNESA, Pitágoras, Anhanguera e muito mais. As matérias seguem as mesmas grades, portanto a diferença será na qualidade do ensino com os professores além das aulas práticas.

Após escolher qual faculdade de paisagismo você irá precisar realizar sua inscrição e iniciar o curso. Abaixo iremos falar um pouco mais de onde fazer a faculdade de paisagismo. Saiba também como realizar a melhor escolha da faculdade e quais informações precisa para realizar sua inscrição.

Paisagismo no SENAC

O SENAC oferece um Curso Técnico em Paisagismo com a carga horário de 800 horas, essa renomada instituição é um bom caminho para quem deseja seguir a profissão. Após o curso você estará apto a fazer projetos paisagísticos em 3D e 2D e terá um conhecimento de quais plantas escolher de acordo com a necessidade de cada projeto.

curso-de-paisagismo-senac Faculdade de Paisagismo - Melhores Cursos, Onde Fazer

Cursos de Aperfeiçoamento

Se você já trabalha no ramo, poderá fazer alguns cursos rápidos e complementares para atualizar e obter um melhor conhecimento, abaixo selecionamos alguns:

  • Curso de Metodologia para Criação de Projetos Paisagísticos
  • Curso de Botânica Aplicada ao Paisagismo
  • Curso de Irrigação de Telhados Verdes e Jardins Verticais
  • Curso de Tendências e Técnicas de Iluminação para Paisagismo
  • Curso de Paisagismo Residencial
  • Curso de Desenho Arquitetônico para o Paisagismo
  • Curso de Gestão de Negócios para Paisagistas
  • Curso de Implantação e Manutenção de Gramados para o Paisagismo, Esportivo e Áreas Funcionais

Cursos de Paisagismo Online

Existem também diversos cursos de paisagismo online, onde você pode aprimorar seu conhecimento e desenvolver novas técnicas. Um deles é o Curso Online de Paisagismo da Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC).

curso-de-paisagismo Faculdade de Paisagismo - Melhores Cursos, Onde Fazer

Onde Fazer Faculdade de Paisagismo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a profissão e formação de paisagismo vamos falar onde você pode fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo. Como dito acima, o curso de paisagismo pode ser feito como tecnólogo ou graduação. No caso do tecnólogo você precisa ter ensino médio completo e no caso de pós-graduação é preciso ter graduação em Arquitetura, engenharia ou agronomia. Podendo também ter outros cursos em alguns casos.

Para saber onde fazer o curso de paisagismo é preciso que você primeiro saiba se pretende realizar o curso pessoalmente ou por EAD. As faculdades podem ter duas opções ou apenas uma. Após escolher poderá escolher a faculdade da sua região que oferece o curso dessa maneira. Para saber qual a melhor faculdade e a nota do curso você pode acessar o site do MEC. Todas as instituições de ensino são cadastradas e as notas são encontradas no site do MEC.

Algumas da Universidades que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo: Mackenzie, Belas Artes, PUC, Anhembi Morumbi, UNIP, UNIFOR, UNINOVE e outras. Já entre as universidades federais estão a USP, UFRJ, UFMG, UGRGS, UNICAMP, UNB, UFBA, UFPR, UEL, UFSC, entre outras.

Assim você poderá escolher qual a faculdade e o modo de realizar o curso. Para conhecer os documentos que precisa para realizar a inscrição será preciso entrar em contato com a faculdade. Entrando em contato você poderá também ter outras informações que poderá precisar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o curso de paisagismo e as faculdades, basta escolher e realizar sua inscrição. Em pouco tempo você poderá exercer a profissão. Como dito acima, o mercado de trabalho para paisagistas é bem amplo. Nas faculdades e nos cursos você poderá conhecer um pouco mais sobre o mercado e as oportunidades. As demais informações você pode entrar em contato com as faculdades e ver as diferentes opções. Assim poderá escolher a melhor opção para fazer seu curso de paisagismo e conhecer ainda mais sobre a área de trabalho e de estudos.