Topiaria é a arte de esculpir plantas vivas, dando-as formatos variados, como figuras humanas, de animais e geométricas.
Através de minhas pesquisas, não descobri nenhum registro de quando o homem começou esta arte, acredito que nasceu com o jardim, há alguns lugares que existem muitas topiarias como: Oxford na Inglaterra, Disneylândia no Estados Unidos, parque Phantasialand na Alemanha, e aqui no Brasil também há alguns lugares, como a praça central de Batatais, Montes Sião, Interior de São Paulo, e com certeza em muitas outras cidades no mundo todo.
Todos nós sabemos a importância do ambiente em nossas vidas, a cada vez mais somos levados a estimular a sensibilidade com a arte, e a procurar o contato com o verde para aliviar as tenções do cotidiano.
Unindo o verde com a arte, em prol da qualidade de vida, assim são as esculturas em topiaria que fascinam e se destacam em qualquer ambiente.
Topiário ou topiária é quem se dedica a trabalhar com topiaria, que é uma especialidade na área de jardinagem.
Existem várias técnicas de topiaria, e algumas delas já conhecidas, como a “Poda”. Temos exemplos como as Tuias em formato de bola ou parafuso, dentro de vasos ou em jardins. “Direcionamento ou Educação de galhos” é uma outra técnica, pode formar um portal, um alpendre, são plantadas mudas de primaveras ou outras espécies de trepadeiras, que se entrelaçam e contornam uma estrutura de barras de ferro que formam um arco. O plantio de mudas de trepadeiras como a unha-de-gato, dentro de uma estrutura de barras de ferro, moldadas em formas das mais variadas e cobertas com esfagno também é uma outra técnica, podemos usar dentro desta, plantas como mini-begônias, ajugas e outras infinidades de espécies, vai depender do tamanho e o resultado que se deseja obter. As esculturas confeccionadas com gravetos e cipós têm um efeito rústico, pode-se usar para esta técnica plantas rasteiras também.
As esculturas em Topiaria podem ter de 10 cm a mais de 3 m de altura, depende da técnica usada a altura que se pode alcançar. Pode-se mantê-las dentro de um pequeno vaso ou em jardins, como peças maiores, presas ao solo com sapatas de concreto ou ganchos de ferro. Colocadas expostas ao sol ou em ambientes internos, variando conforme a planta usada e o espaço que se tem.
 Há uma grande variedade de plantas usadas para se trabalhar com Topiaria. Entre trepadeiras de revestimento, como a unha de gato (Ficus pumila), hera (Hedera Helix), figueira trepadeira (Ficus radicans “Variegata”) Figueira Trepadeira, Falsa Vinha (Parthenocissus tricuspidata), Cipó Uva (Cissus rhombifolia) , mini hera “Variegata”, entre muitas outras espécies.
Para técnica de poda, há uma variedade muito grande de plantas que podem ser usadas, como tuias, buchinho, Eugênia, e muitas outras que aceitam podas constantes.
Me especializei em pequenas esculturas plantadas em vasos de aproxidamente 20cm de altura, mas já fiz peças de mais de 1,70m. Desenvolvi técnias como o plantio em estrutura com substrato, plantio em vaso moldado, direcionamento em arame vasado, revestimento em tela, plantio em gravetos, além da poda em pequenos arbustos de mais ou menos 60cm de altura.
Artigo enviado por Vânia Silva Rijo
|