Temperos e ervas podem ser cultivados em casa com facilidade, mesmo para quem não dispõe de muito espaço. Os canteiros de ervas, além de fornecer condimentos a quem os cultiva, também perfumam o ambiente com seus aromas exóticos.
Em áreas reduzidas, as ervas podem ser plantadas em canteiros de até mesmo 30 cm de largura, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade, de preferência adubado com húmus de minhoca.
As regas devem ser realizadas de manhã ou no fim da tarde, evitando-se horários muito quentes e de sol muito forte. As primeiras horas da manhã também são as mais indicadas para a colheita, pois assim é preservado o frescor das plantas. Depois de colhidas, as ervas podem ser estocadas secas ou congeladas.
Para a secagem, coloque pequenos macinhos em um saco de papel e guarde-os durante duas semanas, tempo necessário para que fiquem prontos para o uso. Já o congelamento deve ser feito logo após a colheita, em recipientes próprios para isso.
Várias são as espécies de boa adaptação em canteiros. As principais são o alecrim, o manjericão, o estragão, a camomila, a capuchinha, a cebolinha, a erva cidreira, a hortelã, a menta, o orégano, a pimenta dedo-de-moça, o poejo, a salsinha e a sálvia.
|