O que pode agradar mais a uma criança do que colher e comer um vegetal que ela mesma plantou, regou e viu crescer? Além do prazer pessoal, uma horta infantil dá a criança alguns conhecimentos básicos sobre as plantas - a necessidade de água, ar e luz, por exemplo.
Como as crianças geralmente são inocentes, é melhor escoIher vegetais que se desenvolvem rápido: rabanete, cenoura, nabo, alface, cebolinha e salsinha são os mais indicados. Compre as sementes numa casa especializada (só a cebolinba se reproduz também a partir do talinho branco com raízes), e ensine seu filho a preparar sua própria horta. Não esqueça: ele é quem vai plantar e cuidar sozinho.
Plantio e cuidados
Se não for possível plantar num canteiro, providencie um caixote de madeira de mais ou menos 70 cm por 50 cm e forre-o com plástico; assim, ele poderá ficar dentro de casa em um local bem iluminado, sem fazer muita sujeira. Encha o caixote com terra misturada a um pouco de adubo comum.
Com o dedo ou um Iápis, a criança deverá abrir buraquinho rasos na terra. Depois, ela colocará uma ou duas sementinhas em cada cova e cobrirá com uma leve camada de terra.
Dai em diante basta regar uma vez por dia (bem cedo ou no fim da tarde). E acompanhar a evolução das plantinhas ate o delicioso momento da colheita.
Fonte e pesquisa: Livro Plantas e Flores.
|