Não é apenas em grandes jardins que o trabalho do paisagista pode ser útil. "Como hoje há cada vez mais terrenos pequenos, elementos como piscina, churrasqueira, caminhos e iluminação têm de ser bem planejados", explica o arquiteto paisagista Benedito Abbud.
O profissional faz um projeto, com detalhes, como tipos e quantidades de plantas e materiais, e apresenta um orçamento. A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem uma fórmula complicada para determinar esse valor:
Honorários = 1,30 (2.400 + 240 √S)
√S= raiz quadrada da área a ser tratada em metros quadrados
Um projeto de jardim de 50 metros quadrados custa, por essa fórmula, 5.326 reais. O valor sobe em situações como terrenos acidentados. Alguns escritórios fazem o projeto e o executam; em outros casos, é preciso contratar separadamente uma empresa de execução de jardins.
O metro quadrado de um jardim pequeno, mas elaborado e com plantas caras, pode chegar a 100 reais. Como é rara a formação específica na área, a atividade pode ser realizada por arquitetos, engenheiros ou agrônomos especialistas em paisagismo. "O importante é o profissional entender não só de plantas, mas também de solos, sistemas hidráulicos e problemas ambientais", diz Celso Bergamasco, presidente da Associação Nacional de Paisagismo.
Confira algumas informações:
• Se o jardim já tem árvores, procure mantê‑las. Fica mais natural e econômico.
• Cercas vivas revestindo o muro dão sensação de amplitude.
• Arvores com frutas e flores atraem passarinhos. Amoreiras e jabuticabeiras são boas para quem tem pouco espaço.
• Até em apartamentos com terraço pode‑se cultivar uma horta. Vasos com temperos como, orégano e sálvia, dão charme a casa.
Fonte: Revista Veja
|