Ter um parque ao redor de uma casa em épocas passadas, não era privilégio de uma minoria. Qualquer casa, por pequena fosse, tinha seu jardim com árvores majestosas. Mesmo nas ruas e avenidas não faltava à presença de árvores que sombreavam e embelezavam, atenuando em parte a rudeza dos paralelepípedos e do asfalto. Atualmente, a tendência é diminuir a área verde, dando lugar a maiores áreas, construídas, as grandes árvores desapareceram gradativamente das ruas e dos jardins. Contudo, mesmo pequenos espaços podem acomodar plantas e árvores, com a distribuição dos elementos certos nos lugares adequados.
Saiba como escolher
A natureza do solo deve ser estudada para que as plantas sejam escolhidas de acordo com a sua composição. Algumas se desenvolvem em terrenos arenosos, enquanto outras preferem solo rico em calcário, o tipo de solo tem estreita ligação com o clima e o local. Sendo este chuvoso, a terra estará sempre com um grau maior de umidade, mas isto não acontece no litoral, onde o solo permanece sempre seco. Enquanto algumas espécies não suportam sol intenso, outras precisam dele diariamente. Conhecendo a preferência das plantas quanto ao clima e ao solo fica mais fácil criar condições para,que a espécie se desenvolva bem.
A utilização das árvores depende do seu porte. Árvores com mais do 10 m de altura normalmente são plantadas em parques e centros de gramados. Nas calçadas de bairros residenciais são utilizadas árvores com 15 a 18 m de altura.
Árvores que alcançam 20 m, são próprias para alamedas, onde se destacam. Os cedros, com sua ramagem cerrada, são usados na formação de pequenos bosques. E os abetos, ciprestes, sequóias e pinheiros são utilizados em grandes áreas ou nas proximidades das rodovias.
Distribuição das árvores
Pode-se escolher entre três tipos distintos de distribuição. O plantio linear, com as árvores alinhadas e pequenos intervalos entre uma e outra, proporcionando vedação a áreas abertas e devassadas, sendo usada para formar uma cortina vegetal, criar ambientes íntimos e proteger contra o vento.
O plantio em grupo serve para quebrar a monotonia de linhas. O grupo pode ser formado com árvores da mesma espécie, mas de diferentes alturas.
O plantio disperso, proporciona um recanto com sombra ou cria um ponto decorativo.
Plantar na calçada
Se você quiser criar um ponto de atração ou ter sombra para que as crianças possam brincar na calçada, dirija-se à Administração Regional do seu bairro e solicite, através do um requerimento, permissão para a construção de uma calçada verde.
Fonte de pesquisa: Livro Plantas e Flores
|