O homem sempre lutou contra os insetos que proliferam de maneira fácil e rápida, como as lagartas e gafanhotos. Em bando, eles atacam os vegetais devorando suas folhas. Já os carunchos e formigas destroem os grãos. Há outros que penetrando nos caules das plantas, colocam seus ovos que geram lagartas perfuradoras da planta e comedoras; de seus frutos.
 Mas na natureza encontramos plantas que podem nos ajudar a afugentar e até exterminar algumas pragas das hortas e jardins. Com a utilização de métodos naturais (orgânicos) como as plantas inseticidas, as plantas sinalizadoras, (indicam excesso e falta de nutrientes, pH baixo e outras deficiências nas lavouras), as caldas sulfocálcica e bordalesa e os biofertilizantes para a prevenção e combate às pragas e insetos, diminui-se a aplicação de agrotóxicos, obtém-se lavouras saudáveis e equilibra-se o meio ambiente e o solo.
Vejamos alguns exemplos:
Alfafa - combate mosquitos Alfavaca, manjericão branco - inseticida contra moscas e mosquitos Angico - combate as saúvas Anis ou erva-doce - repelente de traças Arruda - inseticida de pulgões e cochonilhas sem carapaça Cebola ou cebolinha verde - repele vaquinha e combate pulgões e lagartas Chagas, capuchinho - repelente de nematóides Chuchu - atrativo de lesmas e caracóis Coentro - combate ácaros e pulgões Cravo-de-defunto - neomaticida, repelente de pulgão e broca-de-tomateiro Crotalária - combate nematóides Eucalipto - folhas são inseticidas de grãos armazenados Gergelim - contra saúvas, plantio ao redor das plantas Gerânio - repelente de insetos na horta Girassol - inseticida, repelente Hortelã ou menta - repele formigas e ratos Manjericão - inseticida em geral Mamoeiro - ferrugem do cafeeiro Nim - inseticida em geral Pimenta - repelente de insetos Samambaia - contra ácaros, cochonilhas e pulgões Tomateiro - ação inseticida contra pulgões (folhas e tatos) Tomilho - repelente de pulgas e percervejos Urtiga - combate pulgões e fungos das plantas
Fonte de pesquisa: Informativo verde - Defensivos Alternativos e Naturais, de Silvio R. Penteado
|