Manter a poda das plantas e flores em dia não é tarefa das mais fáceis, mas para auxiliá-lo neste árduo trabalho já é possível contar com uma gama de opções de ferramentas destinadas unicamente para poda, desde a das mais delicadas flores até a dos galhos mais resistentes.
Para adquirir uma destas ferramentas especiais para a poda é muito importante ter uma básica noção das diferenças de utilidade de cada modelo. Assim, você não irá errar ao escolher a tesoura ou serrote mais adequado para a tarefa que pretende realizar, e com certeza não irá se atrapalhar na hora de botar a mão na massa.
Tesouras para trabalhos leves
Podar plantas e flores de haste mais frágil, como aquelas que são cultivadas em pequenos vasos ou canteiros, pode parecer fácil. Entretanto é necessário que se tome alguns pequenos cuidados para não estragar a beleza da espécie com uma poda mal feita.
 Para este delicado trabalho é sempre utilizada uma tesoura pequena, que se assemelha a um alicate com lâminas nas extremidades. Para usá la, é preciso posicioná la corretamente no lugar onde se pretende podar, sempre lembrando que, se você irá retirar uma muda de flores, que mais tarde será colocada em um vaso com água, o corte deve ser feito na diagonal. Desta maneira, a haste da muda irá levar com muito mais facilidade os componentes da água ao resto da planta.
Depois, aperte o cabo da ferramenta delicadamente e não esqueça de verificar sempre se a tesoura está bem afiada, pois do contrário esta poderá machucar a planta.
Facilitando ainda mais seu trabalho, existem no mercado tesouras para poda simples que podem ser reguladas de acordo com o trabalho que será realizado, podendo ter a escolha de apertar ou deixar mais larga a pressão da lamina.
Grama sempre bonita
É muito fácil identificar as tesouras para grama, pois estas possuem cabo alongado e lamina curta. Este equipamento é manuseado com as duas mãos, cada uma segurando uma das hastes para dar mais firmeza ao movimento.
 O uso de tesouras para grama é apenas recomendável quando existe excesso do crescimento da mesma, pois contando apenas com o auxilio desta ferramenta é muito difícil conseguir um corte rente e manter sempre o mesmo nível por todo o jardim. Para tanto, ela deve ser utilizada combinada ao trabalho de aparadores ou cortadores de grama.
Para escolher uma boa tesoura, atente sempre para a qualidade do material da peça: perceba se possui um bom corte e se a lâmina e os cabos estão devidamente fixos.
Fazendo o trabalho pesado
Os serrotes são utilizados para os trabalhos mais difíceis, como a poda de galhos. Há no mercado serrotes especiais para jardim com modelos menores, que muitas vezes são até dobráveis.
 Não há segredos para a utilização deste tipo de ferramenta: o processo é o mesmo dos serrotes convencionais. Para os galhos menos espessos é possível usar as tesouras para a poda de galhos, que são até mais práticas. Mas ao remover galhos maiores, as tesouras não são muito eficientes, sendo mais indicado o uso dos serrotes.
Agora que você já conhece a utilização básica para as ferramentas de poda, escolha a que mais será útil no seu jardim e mãos à obra!
|