Planta é colocada em vaso especial, com cabos e minimotores. Os cabos estão ligados aos galhos - e motores os puxam, fazendo com que ela "ganhe" vida.
Ter plantas em sua casa ou escritório é uma das maneiras de trazer um efeito calmante para o ambiente de trabalho. No entanto, elas não são exatamente uma grande companhia, apenas agradável de olhar. Além disso, é muito fácil esquecer de regá-las, e elas não têm nenhuma maneira de dizer que estão literalmente morrendo de sede. Até agora.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Keio descobriu uma maneira de ajudar as plantas expressar emoções e se comunicar com as pessoas por meio de diferentes movimentos - de uma maneira bem simples.
A planta é colocada em um vaso especial, contendo cabos e minimotores. Os cabos estão ligados a diferentes partes dela - e os motores os puxam, fazendo com que a planta "ganhe" vida.
Os "gestos" são gerenciados por dois sensores ligados às plantas, um microfone e um sensor de movimento. A planta reage aos movimentos e sons ao redor. Os pesquisadores criaram uma série de emoções que a planta pode transmitir, como raiva ou felicidade de ser acariciada. As plantas no vídeo acima estão ligadas ao sistema mecânico há cerca de um ano agora, e parecem não reclamar do stress de serem puxadas.
A equipe espera que o projeto vai incentive as pessoas a se comunicar com plantas em sua rotina diária. Eles também querem fazer versões maiores do sistema para diferentes tipos de planta.
Elizabeth Fish PC World EUA
Fonte de pesquisa: IDG NOW
|