A partir do momento em que interferimos na natureza, tirando uma planta do local onde vive originalmente, temos a obrigação de cuidar dela eternamente. É como se fosse um bichinho de estimação. Quando você pega um cachorrinho, gato ou ainda um passarinho para criar em casa, você nunca esquece de dar comida e água a ele. De vez enquando você dá banho, limpa o local onde ele dorme e leva ao veterinário. A planta como qualquer ser vivo merece os mesmos cuidados. Precisamos alimentá-la e lhe dar água. De vez enquando é preciso que receba limpeza e podas. Desde o momento em que a plantamos, seja através de muda, semente, ela merece toda a nossa atenção.
Condições para que a planta sobreviva dentro de casa
O primeiro passo é sabermos de onde a planta é originalmente, qual o seu habitat original. Dependendo do local de onde venha precisamos reproduzir em casa as mesmas condições.
Luz - iluminação A duração da luz é conhecida como foto período. De acordo com o foto período as plantas são agrupadas em:
a) de dia curto; b) de dia longo; c) indeterminado.
Como todos os seres vivos as plantas não se desenvolvem na escuridão total.
Existem plantas que se adaptam a baixos índices de luminosidade natural e podemos lançar mão delas para a decoração de locais pouco iluminados.
Ex. – Jibóia, asplênio, Lírio da paz, etc..
Ventilação
Há plantas que não toleram ventos, enquanto outras o suportam bem.
Lembre-se - Veja qual o habitat natural da planta e reproduza em casa as mesmas condições.
Ex.: Samambaias - são típicas de sub-bosque de mata. Nascem em árvores, protegidas de ventos fortes e luz solar intensa.
Água
Há um teste simples que todos podemos fazer quando se trata de colocar água em plantas. E muitos ainda ficam com dúvidas. Faça sempre o testo do dedo. Coloque o dedo na terra do vaso cerca de dois centímetros. Sinta a umidade existente. Se sentir a terra úmida, não coloque mais água em sua planta. Se a terra estiver seca está na hora de colocar um pouco de água nela.
Fonte de pesquisa: Gaia Brasil
|