Gilberto Matter Paisagismo  
Paisagismo  
Dicas  
Jardinagem  
Artigos  
Envie seu Artigo  
Plantas  
Idéias & Curiosidades  
Ecologia e Meio Ambiente  
Sem comentários  
Produtos  
Produtos exclusivos  
Novidades  
Classificados  
Promoções  
TerraCottem  
Cursos no Brasil  
Agenda de Cursos  
Agenda de Eventos  
Cadastro de Empresas  
Cadastro de Profissionais  
Teste: Ter um jardim?  
Newsletter  
Download  
Perguntas & Respostas  
Links  
Biblioteca Verde  
Cartões Virtuais  
Fotos do seu Jardim  
Galeria de Imagens  
Fóruns  
Cursos de Paisagismo e Jardinagem  
O Projeto  
Estrutura  
Parceria  
Cursos e Palestras  
Notícias do Centro  
Institucional  
Apresentação  
Colaboradores  
Parceiros do Portal  
Termos de Uso  
Política de Privacidade  
Opine  
Cadastre-se  
Anuncie no Portal  
Fale conosco  
 
Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.
 
 
 
 
 
Idéias para projetar um jardim privativo

Pensar em um espaço silencioso, privado, onde se pode relaxar, leva você direto para o quintal. Mas nem sempre é possível ter privacidade em toda a extensão do terreno e, nesses casos, o mais indicado é investir na elaboração de um jardim privativo.

Um modo econômico de expandir seu jardim é utilizar pátios e decks, que são funcionais e elementos significativos do projeto no paisagismo. Se você decidir acrescentar um pátio, terraço ou deck, calcule o tamanho que ele precisa ter para acomodar todas as pessoas que o utilizarão regularmente.

Pense também no tipo de mobília que você irá usar, pois os móveis para ambientes externos ocupam bastante espaço. Estude as localizações possíveis ao longo das estações e em diferentes horas do dia, porque você terá que decidir se quer que o deck, pátio ou terraço fique no sol, na sombra ou em ambos. Se não houver um local sombreado disponível, plantar uma única árvore ou construir uma pergola são soluções possíveis. É melhor colocar o deck ou pátio junto a casa, pois entradas, fluxo de tráfego e preparo da comida são coisas a considerar. O pátio precisa ter uma área relativamente plana, já decks e terraços se ajustam mais facilmente a terrenos inclinados.

Se o pátio existente está mal conservado ou é muito pequeno, uma renovação pode ser pertinente. Tijolos soltos e desencaixados ou pedras assentadas na areia são facilmente reparados removendo o que está solto e nivelando outra vez a superfície de areia.

Normalmente se consegue comprar tijolos ou pedras que combinem para expandir o pátio. Se um pátio de concreto velho está rachado e deteriorado, remova o velho (geralmente uma tarefa monumental) ou construa um deck em cima dele.

Um pátio precisa de um espaço relativamente plano para entretenimento
A forma do pátio depende da sua criatividade. Complemente a forma e estilo do jardim ao redor e o estilo da casa. Quadrados e ângulos retos tendem a parecer formais e tradicionais. Use linhas amplas e curvas de forma cuidadosa e econômica.

As linhas curvas podem fazer um espaço parecer menor e criar espaços desajeitados que não são largos o suficiente para o uso. Integre as plantas para ajudar a suavizar as linhas, aumentar a privacidade e deixar o local mais atraente. Acima de tudo, seja criativo, uma vez que padrões de grades e combinações de pavimentos são ilimitados.

A escolha dos materiais para a pavimentação é o elemento mais importante no projeto. Eles complementam o seu paisagismo e a sua casa. Decks de madeira dão uma aparência moderna e, contudo, informal ao paisagismo. Apesar de serem fáceis de construir, os decks devem ser encarados como uma obra de grande porte. O concreto tem que ser forte e durável e deve ser feito por um profissional. Os de tijolos e pedras são os mais fáceis de construir.

Às vezes, é preciso criar uma barreira, feita de plantas ou cercas, por causa do vento, para reduzir o ruído ou para garantir privacidade. Os pátios e decks em níveis altos tendem a ficar expostos ao excesso de vento. Para reduzi-lo, plante árvores de copa aberta ou arbustos que transformarão uma rajada de vento em uma brisa suave.

Partes de treliça ou cercas cobertas com trepadeiras funcionam bem para proteger do vento a área onde as pessoas se sentam. Quando o problema é o ruído, como ocorre nas áreas urbanas, você precisará de uma plantação densa de arbustos para absorver significativamente o som. Plantas densas, com folhas espessas, funcionam muito bem.

Uma consideração importante em uma área de entretenimento ao ar livre é a privacidade. Mesmo que sua casa fique em uma propriedade no campo, um pátio ou deck é mais confortável quando se parece com uma sala ao ar livre, com alguma sensação de se estar cercado. Pequenas árvores ou arbustos são eficientes para construir as "paredes" e um abrigo feito de árvores dá a sensação de telhado.

Escolha e coloque plantas para obter todos esses efeitos e fornecer uma barreira que dê privacidade. Deixe parte do pátio ou deck aberta de modo a facilitar o fluxo de tráfego para dentro do espaço do gramado e outras áreas ao redor. As cercas podem ser eficientes para dar privacidade, assim como acrescentar elementos de textura, cor e interesse ao jardim. Uma simples divisória de cerca de 2,5 metros pode bloquear uma vista desagradável e proporcionar privacidade.

Os limitadores são usados para delinear permanentemente e separar os canteiros do jardim e as decorações no gramado. Elas ajudam a definir e organizar o espaço e facilitar o corte da grama, diminuem o trabalho de manutenção evitando que gramas rasteiras invadam o canteiro e impedem que os restos em decomposição sejam levados pela água para o gramado.

Cercas e telas podem ser construídas com painéis pré-fabricados ou criados pelo construtor. Decida a função da cerca e determine o estilo necessário para que vá ao encontro da posição e do propósito desejados. Painéis de cerca não precisam ser completamente sólidos para prover privacidade. Longas divisórias de cercas feitas de tábuas sólidas podem ser monótonas. Integre treliças ou padrões nos painéis e use plantas para suavizar o espaço.



Fonte de pesquisa: HowStuffWorks Brasil
















 
 
 
 
Sistema holandês transforma telhados convencionais em belos jardins
A empresa desenvolveu um produto simples, capaz de transformar qualquer telhado comum em um telhado verde.
Cidade cria projeto para se livrar de carros e ampliar áreas verdes
O ousado projeto de mobilidade urbana pretende devolver as áreas tomadas pelos carros aos pedestres, ciclistas e parques, reduzindo ao máximo o uso de automóvel para transitar pelas ruas.
Plantas podem melhorar sua produtividade
Ter uma plantinha no escritório pode tornar a equipe mais produtiva.
Paisagismo Sustentável
É organizar a natureza e a paisagem a serviço do homem.
Jardim é terapia
O contato direto com a natureza é capaz de ajudar na recuperação de doenças, estimulando a vontade de a pessoa viver e lutar.
Conheça os benefícios do telhado verde
O impacto ambiental está relacionado diretamente aos efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente.
Burle Marx: Um grande amante da arte
Considerado um dos maiores paisagistas do Século XX.
Contratar um profissional para planejar o seu jardim
Neste artigo português o que se pretende é conhecer um pouco do trabalho de um profissional nesta área.
Arborização urbana reduz a criminalidade
Áreas arborizadas: aumentam a expectativa de vida, o índice de felicidade e reduzem a criminalidade.
Topiaria: a arte de esculpir a natureza
A topiaria é a transformação de plantas em esculturas vivas.
Ar mais puro
A colocação de certas espécies vegetais é a melhor forma de remover gases tóxicos.
Planejamento de Jardins
O que é o planejamento? O que significa planejar?
Jardim Botânico Plantarum é aberto ao público
Pessoas interessadas no universo botânico podem desfrutar de um centro de referência em flora brasileira.
Projeto regulamenta profissão de paisagista no Brasil
O Projeto de Lei 2043/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), em tramitação na Câmara, regulamenta a profissão de paisagista.
As diferenças entre paisagismo e jardinagem
Paisagista quando contratar?
A primeira floresta vertical do mundo
Duas torres verdes estão sendo construídas em Milão, Itália.
Nova publicação na área de paisagismo
Está sendo lançado este mês o livro Paisagismo: projetando espaços livres, de autoria do arquiteto e paisagista Marcos Malamut.
A Paisagem Urbana
Além da função paisagística, a arborização urbana proporciona benefícios à população.
Crescimento da construção civil intensifica demanda por paisagistas
O aumento do mercado é tão intenso que as empresas enfrentam dificuldades em encontrar profissionais especializados.
Paisagismo de áreas internas
Neste tipo de projeto existem, como nos outros, um estudo a se fazer.
Lagos Ornamentais nos Projetos Paisagísticos
São elementos integrantes aos projetos paisagísticos em busca da natureza, harmonia, prazer, equilíbrio visual e climático.
O paisagismo e o crescimento da necessidade por profissionais qualificados da área.
Queremos iniciar aqui neste espaço, um amplo debate sobre o paisagismo e estes profissionais no Brasil.
Paisagismo Urbano
Para cada projeto de paisagismo, existem fatores a se considerar, como o porquê de implantar, onde implantar, como implantar, como manter, que estilo, que cores e quais as características desejáveis das plantas.
Como planejar o plantio do seu jardim
Se você gosta de plantas, o gramado, jardim ou horta de sua casa deve lhe proporcionar horas de prazer.
Os dez mandamentos do paisagista ecológico
Siga estes passos para proteger a Natureza.
Avaliando uma empresa de irrigação
Parâmetros para avaliar e selecionar uma proposta e a empresa para implantação de um sistema de irrigação em seu gramado.
Reforma em condomínios
Antes de fazer a reforma consulte um paisagista para não afetar a vida do jardim.
Livro mostra como Burle Marx transformou o jardim em um campo de experimentação da arte moderna
Transformar o jardim verdadeiramente em uma obra de arte viva.
Serviços de paisagismo
Mesmo enfrentando o estigma de atividade de elite, os empresários do ramo de paisagismo são unânimes em afirmar que o mercado está em expansão.
Irrigar é preciso
A irrigação é, infelizmente, um item, às vezes, esquecido no planejamento do jardim.

 

© Copyright 2002 - Paisagismo Brasil
Webmaster
Email: gm@paisagismobrasil.com.br