Em geral as áreas verdes de condomínios são construídas sobre lajes. Consideremos, portanto como jardins suspensos que possuem drenos executados de maneira adequada que fazem fluir toda a água ali depositada seja em virtude das chuvas ou das regas.
De fato a água não deve em hipótese nenhuma ficar empoçada em tais locais. Toda a água escoa pouco depois das regas. Um pouco do que foi depositado é aproveitado pelas plantas. Em função disto devemos regar mais vezes.
O adequado seria que regássemos todos os dias, em abundância, pela manhã. Caso chova ou haja possibilidade de chuvas durante o dia será desnecessária a rega matinal. Caso não chova por mais de dois dias seguidos, a orientação é que o condomínio regue toda a área verde no período da manhã, em abundância.
 Infelizmente para que tenhamos um jardim vistoso e saudável a conta de água não vai ser pequena. Para se amenizar a conta de água pode-se instalar um sistema de irrigação automatizada nas áreas verdes e o resultado da rega é bem melhor. A distribuição de água é mais uniforme e despende-se menor tempo. Utiliza-se o operador em outras atividades ao mesmo tempo em que a área é irrigada. |