Se há uma coisa que deixa muitos paisagistas preocupados é o fato de o condomínio precisar de uma reforma em alguma área que colocará em risco a vida do jardim implantado.
Planejar reformas pode resolver parte do problema. Pintar a fachada do prédio antes da reforma do jardim é uma atitude sensata.
Mas há momentos que são imprevisíveis. Claro que se a manutenção predial também é feita com regularidade o imprevisível nem sempre aparece.
 Mas consideremos que uma determinada reforma será necessária numa área que afetará o jardim. Não deixe de consultar o paisagista. Ele poderá lhe dizer se as plantas que serão removidas poderão ser aproveitadas após a reforma ou não. Há plantas que sofrem demais com a remoção e muitas vezes custam a enraizar novamente ou simplesmente acabam morrendo. A possibilidade de aproveitamento vai ficando cada vez menor quanto maior for o tempo da planta fora da terra.
Se for necessária uma inspeção com regularidade numa caixa de esgoto, prefira não plantar nada muito próximo ou utilizar de vegetação rasteira. A vegetação rasteira além de mais barata lhe dará menos trabalho para reposição, enraizamento e recomposição do canteiro.
Pode-se utilizar vasos sobre as tampas das caixas de inspeção elétricas, hidráulicas, de telefone, esgoto, etc.
Há algumas plantas que apesar da moda deveriam ser proibidas em canteiros de condomínios. O ficus benjamina, parente próximo da seringueira é uma das plantas mais usadas ultimamente. Chefleras, brassaias e outras plantas apesar de serem muito bonitas, crescem relativamente rápido e dão pouco trabalho no trato e manutenção, mas são plantas que enraizadas podem causar danos com o tempo. Nas reformas elas podem facilmente ser retiradas, replantadas se recuperam com relativa facilidade e por isso mesmo são largamente usadas em paisagismo de condomínios. Essas plantas procuram encanamentos, ou outras fontes de água para continuarem a crescer. Com isso podem entupir os encanamentos, abrir fendas em lajes, destruir rodapés e fazer com que tenhamos sérios problemas de infiltração de água em locais não muito desejáveis.
Se você precisar pintar a fachada do prédio, não esqueça de proteger a vegetação existente, caso contrário, terminada a pintura você terá um gasto adicional com o jardim.
Não deixe de pedir orientação ao paisagista quando for reformar qualquer área do condomínio. Com essa atitude você com certeza vai evitar gastos desnecessários.
Fonte de pesquisa: Gaia Brasil Eventos Culturais
|