Gilberto Matter Paisagismo  
Paisagismo  
Dicas  
Jardinagem  
Artigos  
Envie seu Artigo  
Plantas  
Idéias & Curiosidades  
Ecologia e Meio Ambiente  
Sem comentários  
Produtos  
Produtos exclusivos  
Novidades  
Classificados  
Promoções  
TerraCottem  
Cursos no Brasil  
Agenda de Cursos  
Agenda de Eventos  
Cadastro de Empresas  
Cadastro de Profissionais  
Teste: Ter um jardim?  
Newsletter  
Download  
Perguntas & Respostas  
Links  
Biblioteca Verde  
Cartões Virtuais  
Fotos do seu Jardim  
Galeria de Imagens  
Fóruns  
Cursos de Paisagismo e Jardinagem  
O Projeto  
Estrutura  
Parceria  
Cursos e Palestras  
Notícias do Centro  
Institucional  
Apresentação  
Colaboradores  
Parceiros do Portal  
Termos de Uso  
Política de Privacidade  
Opine  
Cadastre-se  
Anuncie no Portal  
Fale conosco  
 
Se planejar por um ano, plante uma semente, por dez anos, plante uma árvore, por cem anos, eduque o povo.
 
 
 
 
 
Jardim da Magia

Se você quiser cultivar um jardim de que as fadas vão gostar e que mantenha longe os malignos trolls, algumas espécies são imprescindíveis. Uma alternativa legal é cultivá-las em vasos individuais, que podem ser levados a vários cantinhos da casa para manter todos os ambientes protegidos dos seres maléficos.

Algumas dessas plantas podem já estar crescendo no seu quintal. Faça uma pesquisa rápida perguntando à sua mãe, seu pai, sua avó......pequenos bruxos sempre têm algum familiar próximo cultivanbdo ervas aromáticas, chás e outras plantas mágicas......Afinal, ajudar sementinhas a se transformarem em plantas cheias de vida é uma coisa bem ao estilo dos bruxos. Ou você não acha que é um milagre uma pequena semente se transformar em uma frondosa árvore?

Você vai precisar de:
 
•  vasos de plástico ou de barro limpos
•  pequenas pedras, cascalho ou pequenos cacos de cerâmica
•  terra apropriada para plantio (à venda em lojas de jardinagem )
•  pazinha ou uma colher de cozinha
•  regador com água
•  pacotes de sementes das seguintes plantas:
•  angélica
•  tomilho
•  alho*
•  tagetes ou cravos-de-defunto
•  ipoméia**
•  alecrim
•  arruda
•  erva-de-são-joão
•  manjerona
•  cardo santo
•  verbena

* Em vez de semente, compre uma cabeça de alho, separe os dentes e plante cada um com o lado reto apontando para baixo, a uma profundidade de 2,5 a 5 cm e a uma distância de 8 cm . Logo você terá um pé de alho e poderá observar de perto a multiplicação desta espécie: ela dará uma linda flor, que se transformará numa cabeça de alho. Quando a parte de cima cair e ficar marrom, você poderá fazer a colheita e temperar a sua salada ou molho preferido !

** Atenção: essa espécie é trepadeira! Plante-a perto de uma cerca ou treliça.

Como fazer:
•  Coloque uma camada rasa de pedras, cascalho ou cacos de cerâmica no fundo de cada vaso para facilitar a drenagem
•  Com a pá ou a colher, encha cada vaso até 5 cm abaixo da borda
•  Abra um pacote de sementes e espalhe-as superficialmente sobre a terra, com cuidado para não amontoá-las. Repita esse processo para todas as plantas, plantando apenas um tipo em cada vaso.
•  Espalhe uma camada fina de terra por cima das sementes, seguindo as instruções da embalagem quanto à profundidade da camada de cima.
•  Com cuidado, coloque a terra no lugar com a mão, então regue as sementes com o regador
•  Disponha os vasos num lugar ensolarado e mantenha a terra úmida. Você verá logo as sementes começarão a crescer ! Suas plantas mágicas de jardim crescerão felizes nos recipientes. Quando as plantas estiverem grandinhas, você pode, se quiser, removê-las do vaso e colocá-las num lugar ensolarado no seu quintal.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Os italianos dizem que se você observar uma muda de alecrim o suficiente uma fada irá surgir debaixo dela. O alecrim gosta de crescer em vasos. Ele é uma planta perene com folhas perfumadas e formato de agulhas. Pode chegar a 1m de altura e quando é cultivado em local bem ensolarado dá minúsculas flores cor violeta. Se você aperta-lo ou esfregar suas minúsculas folhas, irá liberar seu poderoso aroma. Os cozinheiros também usam o alecrim como tempero.

Alho (Liliaceae)
Todos sabemos que vampiros e maus espíritos odeiam alho. Há séculos as pessoas o consomem para se manter saudáveis. Os egípcios usavam-no quando faziam um juramento e os soldados romanos comiam-no para Ter coragem e força. Não tem um sabor tão forte quando cozido.

Aneto (Anethum graveolens)
Também conhecido como endro e é ingrediente de várias receitas culinárias. Desde os tempos antigos, sua folhagem plumosa tem sido usada para proteger crianças de quaisquer maus espíritos que rondem à noite.

Angélica (Angelica archangelica)
A angélica é a planta mais poderosa contra as coisas ruins e a magia do mal. A tradição afirma que todas as suas partes protegem contra o mal, especialmente as raízes. A haste de suas folhas tem um cheiro bom e elas podem ser cristalizadas e comidas. A angélica pode crescer até 1,2m de altura e gosta de um lugar parcialmente sombreado. Mantenha a terra do seu vaso úmida.

Arruda (Ruta graveolens)
Essa planta tem folhas miúdas de cor verde-acinzentado e pequenas flores amarelas. Nos tempos antigos, os aldeões usavam a arruda para salpicar água neles mesmos, a fim de se protegerem contra o mal trazido por estranhos. Talvez achassem que o cheiro iria desencorajar os visitantes!

Cardo Santo (Cnictus benedictus)
Centenas de anos atrás, o rei francês Carlos magno rezou a Deus para que o ajudasse a socorrer as vítimas de uma praga que estava assolando a França. A lenda conta que Deus disse para Carlos Magno atirar uma flecha no ar e ela então cairia sobre a erva que lhe seria útil. Quando a flecha caiu na terra, encontrou o cardo santo.

Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum)
A erva-de-são-joão é uma planta de pouco crescimento com flores amarelas com pontos vermelhos. Seu nome científico vem do grego, que significa “sobre um fantasma”, porque se acredita que seu cheiro expulsa os maus espíritos. Na ilha de Wight, na Grã Bretanha, afirma-se que se você passar pela erva durante a noite, um cavalo das fadas irá aparecer e leva-lo embora! Outro membro da família dessa planta é conhecido como raiz explosiva. Dizem que ela tem o poder de romper fechaduras e abrir a entrada para tesouros escondidos, mas se você tentar pegar a planta selvagem na floresta ela fugirá de você e se esconderá!

Ipoméia (Ipomea alba)

Como a Lua tem grande importância nos antigos mitos e lendas, é no mínimo adequado para um bom jardim mágico ter ipoméias, que perfumam suavemente o jardim durante a noite. Essa tepadeira de crescimento rápido tem grandes folhas em formato de coração e belas flores brancas ou violetas que se fecham durante o dia. À noite, as flores se abrem e exalam um perfume celestial parecido com o cravo. Plante as suas ipoméias junto a uma coluna, treliça ou cerca, para que possa subir por elas, livremente, em direção a Lua.

Manjerona (Origanum majorana)
Bruxas malvadas odeiam a manjerona, por isso plante várias dessas ervas cheirosas em seu jardim para mantê-las longe. Ë também um tempero delicioso para usar na comida.
Tagetes ou Cravos-de-defunto
Espíritos ruins que saem à noite também odeiam a luz, então essa flor cor de ouro é excelente para mantê-los longe. Se você cultivar tomateiros, mantenha os tagetes perto, pois eles também ajudam a espantar insetos que costumam atacar os tomateiros. Após a floração, corte as flores murchas e aguarde: logo vão surgir raminhos com novos botões.

Tomilho (Thymus vulgaris)
As abelhas adoram o tomilho, assim como as fadas. Ele é uma erva eterna, que tem folhas pequenas e perfumadas, assim como abundantes florzinhas de cor roxa clara. O tomilho é ótimo como tempero.

Verbena ( Verbena officinalis)
Os gregos deram à verbena o nome de “erva sagrada”. Os druidas a consideravam uma planta santa e tinham uma cerimônia especial para colhê-la : esperavam até o aparecimento da estrela do Grande Cão , Sirius A, quando tanto o Sol quanto a Lua estavam atrás do horizonte. Derramando mel em volta da erva como oferenda, eles levantavam da terra e a agitavam no ar usando apenas a mão esquerda. Além disso,
acreditava-se que pendurar um pouco de verbena ao redor do pescoço atrair amor.

Vinca (Vinca minor)
Essa flor adorável, que cresce pouco, é uma planta eterna, o que significa que irá voltar a cada ano. Ela tem folhas verde-escuras e flores brancas. 



Fonte de pesquisa: O Livro Secreto dos Bruxos
















 
 
 
 
Plantas podem ver, ouvir, cheirar e até reagir?
Na visão de Jack Schultz, plantas são "como animais muito lentos": conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos.
Sem músculos e cérebro, planta carnívora ainda intriga cientistas
Depois de verem fotos da planta postadas por um naturalista amador no Facebook, pesquisadores confirmaram que aquela espécie de drosera era nova para a ciência. - Postada em 07 março 2017
Plantas conversam entre si e possuem até uma espécie de internet, revelam cientistas
Com o uso de gases e fungos, vegetais avisam que estão doentes ou a chegada de predadores.
A caiação das árvores
Como surgiu a incauta pintura e continua até os dias de hoje.
Ouro cresce em árvore?
Cientistas dizem que sim,
Músicas do Black Sabbath fazem bem às plantas, diz especialista
Ajudam a evitar doenças e faz com que elas floresçam melhor.
Vitória Régia a rainha dos lagos. Além da lenda ...
Diz a lenda, que a lua cheia, dona de encantos fabulosos, teria poderes de transformar lindas jovens em estrelas radiantes a brilhar no céu ao lado de nossas constelações boreais.
Mesa de musgo coleta energia da fotossíntese
Já pensou em ter uma mesa de musgo?
Incrível planta se faz de morta quando é tocada
A planta usa o seu sistema de defesa para enganar predadores.
Coletivo de designers aposta em plantas como acessórios
Eles desenvolveram uma linha de joias que transforma plantas em acessórios.
Árvores criam raízes em excesso e usam-nas como armas
Para que servem essas raízes extras?
Verde que mata
As estratégias de caça de algumas das plantas carnívoras mais estranhas do mundo são perturbadoras, muito além do que os botânicos poderiam imaginar.
Os fascinantes cactos e outras suculentas
As cactáceas são plantas suculentas com folhas completamente reduzidas ou transformadas em mamilos com espinhos.
O mistério das plantas e vasos furtados
Lá em Portugal também acontece. Incrível.
Plantas Companheiras
As plantas também têm preferências e se dão melhor com umas do que com outras.
Japoneses usam cortina feita de pepino e plantas para fugir do calor
O acidente na usina de Fukushima reduziu a produção de energia no país e os japoneses terão que enfrentar as temperaturas altas sem ar-condicionado.
Hóspedes educadas, formigas sabem de longe qual é a sua árvore
Cientistas espécie de formiga que consegue reconhecer a árvore onde vive por sua estrutura química.
Jabuticabeira que produz rápido
Chacareira de Jaguariúna aplica técnica em mudas originadas de sementes, que dão frutos a partir do quinto ano.
Cogumelos
Há milhares de anos, os chineses foram os primeiros a usar cogumelos como alimento.
Lustre ecológico permite cultivar plantas em ambientes fechados
Objeto de decoração ilumina o ambiente ao mesmo tempo que fornece luz para fotossíntese.
Vaso inteligente cuida das suas plantas por você
A tecnologia chegou ao jardim.
Aprenda quais são as plantas para atrair bons fluidos em 2011
As plantas podem ser aliadas para começar 2011 com o pé direito.
Círculo das Fadas
Crie um lugar mágico em seu jardim para atrair as fadas.
A estratégia inteligente das plantas
As plantas e animais aceitaram satisfazer os nossos desejos e paixões com o intuito de se perpetuarem.
Os diversos agentes da polinização
Todos os segredos de um novo organismo vegetal estão contidos em cada minúsculo grão-de-pólen.
Loja vende plantas cultivadas dentro de lâmpadas
A ideia é simples.
Vasos urbanos antiqueda encaixam no muro
Produto está disponível em várias cores e tem design patenteado.
Aromas e perfumas das plantas
Desde os primórdios da humanidade o aroma e o perfume das plantas fascinaram o ser humano.
Que árvore você é?
Veja a sua data de nascimento para saber
Mini horta tecnológica faz plantas crescerem cinco vezes mais rápido
O aparelho promete o processo de germinação em até 24 horas.

 

© Copyright 2002 - Paisagismo Brasil
Webmaster
Email: gm@paisagismobrasil.com.br