O cientista holandês Pieter Hoff desenvolveu um método que possibilita plantações no meio do deserto e até mesmo em terrenos pedregosos. O invento que torna isso possível é a Groasis Waterboxx, uma incubadora inteligente com capacidade para condensar e armazenar a água contida no ar, sem usar energia, e alimentar a planta pouco a pouco. Para garantir a sobrevivência da planta, ela ainda evita a evaporação da água do solo e protege suas raízes contra o sol, vento, pragas e roedores.
 A Groasis foi testada no deserto do Saara. É do tamanho de um pneu de motocicleta com uma abertura no centro, que envolve a muda ou semente. A incubadora é plantada junto com o vegetal. E cerca de um ano depois, a árvore tem condição suficiente para crescer sem auxílio e a proteção pode ser facilmente removida e reutilizada.
No Green California Summit em Sacramento, Hoff irá mostrar os resultados seus experimentos com plantio sem irrigação no deserto do Saara. Durante os quatro anos de experiências, ele obteve um índice de sobrevivência de árvores de 88,2%.
Sua esperança agora é de que essa seja uma solução para os problemas do desmatamento, escassez de alimentos e conservação de água.
O próximo passo da pesquisa são quatro projetos conduzidos no alto e baixo desertos da Califórnia. Se tudo correr como Hoff espera, nos próximos 40 anos a Waterboxx ajudará a reflorestar 2 bilhões de hectares de deserto que sofreram erosão causada pelo homem.
A incubadora que protege mudas foi testada no deserto do Saara com sucesso em 88,2% dos casos.
Fonte de pesquisa: Revista Galileu
|