O Theatro José de Alencar em Fortaleza estará aberto ao público para comemorar os 100 anos de nascimento de Roberto Burle Marx, no jardim projetado por ele. O espaço é aproveitado segundo a proposta educativa e artística defendida pelo paisagista.
O jardim do Theatro José de Alencar estará em festa. O espaço projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx recebe a programação que comemora os 100 anos de nascimento do “artista de jardins”. A homenagem tem visita guiada, oficina de reciclagem, café e exposição de livros, no mais conhecido dos 22 projetos de Burle Marx em Fortaleza.
O jardim foi inaugurado em 1974. O projeto original tinha um espelho d’água, fechado em 1991 numa reforma orientada pelo próprio Burle Marx. O ambiente mais intimista foi transformado no espaço amplo que hoje recebe artistas, espectadores, leitores, visitantes e trabalhadores que buscam descanso e contato com a natureza. A diretora do teatro, Izabel Gurgel, destaca a importância do jardim na ampliação do espaço e das atividades do teatro. “O jardim é um dos lugares mais bonitos da cidade pra gente ir fazer nada”, sugere.
Segundo Fernanda Rocha, pesquisadora da obra de Burle Marx, a visita é uma oportunidade para as pessoas conhecerem a obra do artista. “O jardim é um espaço de contemplação e convivência, um dos poucos desse tipo na cidade, aberto, bem conservado”, comenta.
Das mais de 40 espécies vegetais presentes no jardim do teatro, destacam-se oitizeiros, palmeiras e jucás entre as árvores maiores. As flores de jasmim, nove-horas e chananas salpicam de cor e perfume o verde predominante no local. E há ainda os medicinais capim-santo e boldo, que eventualmente fornecem chás para os trabalhadores do teatro.
Quem cuida de toda essa flora é o jardineiro José Rogério de Sousa Costa, 39, desde 1998. Limpar, adubar, regar e podar são atividades que ele desempenha com gosto, como faz questão de dizer. “Fazendo o que a gente gosta, coisa melhor não tem”, sublinha.
SERVIÇO Mais informações sobre a visita guiada ao jardim do Theatro José de Alencar: (85) 3101.2567 e 3101.2583.
SAIBA MAIS
Roberto Burle Marx nasceu no Rio de Janeiro em 4 de agosto de 1909. Aprendeu com a mãe a gostar de música e de plantas, e com o pai a apreciar as artes. Autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países, destacou-se por usar plantas nativas do Brasil em suas criações. Marx faleceu aos 84 anos no Rio, em 1994.
Frases de Burle Marx:
“Sem compreender as necessidades de uma cidade e, principalmente sem compreender as funções das áreas verdes, o paisagista não poderá realizar jardins”.
“O jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem”.
Fonte de pesquisa: O POVOonline
|