Segundo a história, muitos povos já utilizaram flores como alimento. Os astecas, por exemplo, apreciavam muito a salada de dálias - flor originária do México. Mais recentemente, durante a II Guerra Mundial, os holandeses - incluíram a tulipa na sua alimentação como uma forma de melhorar o cardápio diário.
Hoje em dia a gente ouve falar muitas vezes de saladas de gerânios ou geléias e sorvetes de rosa. Na realidade, porém, as flores que se comem são bastante raras; e isto, acontece por uma simples razão: as flores geralmente não acumulam reservas alimentares, como sucede com as frutas, folhas, talos e até raízes. Então quais são as flores que podem ser usadas na dieta de todo dia? Entre as poucas que existem, destacam-se três a alcachofra, o brócolis e a couve-flor, muito importantes na alimentação diária.
Todas elas são flores
Entre as flores comestíveis, a mais sofisticada é a alcachofra. Cultivada na Europa desde o século XVI, a alcachofra (Cynaras colymus) tem grandes qualidades nutritivas; ela acumula na base de suas brácteas (folhas modificadas, em número de 50) uma polpa rica em ferro, sais minerais e iodo. Para saborear a alcachofra, você deve, depois de prepará-la devidamente, raspar as bases das brácteas uma a uma com os dentes.
Outra flor que se come é a couve-flor. Ela já era usada pelos gregos e romanos no preparo de uma sopa especial que, segundo se acreditava, tinha a propriedade .de garantir a longevidade. Independente disso, ela possui, na verdade, um alto teor de sais minerais muito importantes para o organismo - entre eles, cálcio, fósforo, sódio e potássio. Na couve-flor, a estrutura floral hipertrofia e forma uma massa branca, tão característica dessa hortaliça. Essa massa, de certa forma, é uma reserva que substitui os órgãos de reprodução de seus frutos.
O brócolis também é uma flor que se come. Esse vegetal assemelha-se a couve-flor e atualmente pode ser encontrado quase no mundo inteiro, sendo utilizado em pratos muito variados. Deve fazer parte principalmente da alimentação das crianças por sua grande quantidade de sais minerais - cálcio e ferro - imprescindíveis ao crescimento e formação e manutenção de ossos e dentes e a integridade do sangue.
Fonte de pesquisa: Livro Plantas e Flores
|