Gilberto Matter Paisagismo  
Paisagismo  
Dicas  
Jardinagem  
Artigos  
Envie seu Artigo  
Plantas  
Idéias & Curiosidades  
Ecologia e Meio Ambiente  
Sem comentários  
Produtos  
Produtos exclusivos  
Novidades  
Classificados  
Promoções  
TerraCottem  
Cursos no Brasil  
Agenda de Cursos  
Agenda de Eventos  
Cadastro de Empresas  
Cadastro de Profissionais  
Teste: Ter um jardim?  
Newsletter  
Download  
Perguntas & Respostas  
Links  
Biblioteca Verde  
Cartões Virtuais  
Fotos do seu Jardim  
Galeria de Imagens  
Fóruns  
Cursos de Paisagismo e Jardinagem  
O Projeto  
Estrutura  
Parceria  
Cursos e Palestras  
Notícias do Centro  
Institucional  
Apresentação  
Colaboradores  
Parceiros do Portal  
Termos de Uso  
Política de Privacidade  
Opine  
Cadastre-se  
Anuncie no Portal  
Fale conosco  
 
Quando as árvores estão morrendo cuidado com a saúde das pessoas.
 
 
 
 
» TerraCottem
 
Histórico

No ano de 1983 o Professor Dr. Willem Von Cotthen e sua equipe de cientistas do Laboratório de Morfologia, Sistemas e Ecologia de Vegetais da Universidade de Ghent - Bélgica iniciou investigações sobre métodos que permitissem às plantas com um mínimo suprimento de água. A equipe do Professor buscava melhorar a preocupante situação dos países do oeste da África, em que a constante seca e o aumento da desertificação estavam trazendo consigo problemas ecológicos, econômicos e sociais para sua população.







De momento, nem as grandes construções para armazenar a escassas chuvas anuais, nem a perfuração de milhares de poços tiveram pouco ou nenhum efeito positivo nestes territórios. Somente o reflorestamento do solo arenoso e pedregoso com espécies de árvores nativas e outras plantas da savana poderiam restaurar o equilíbrio natural nesta região seca.

Durante as experiências realizadas com uma nova geração revolucionária de polímeros hidroabsorventes, a equipe da Universidade de Ghent descobriu que misturando estes hidrogéis com fertilizantes e estimulantes de crescimento, um composto de superior qualidade para o condicionamento do solo foi conseguido e produziu resultados rápidos e espetaculares, muito superiores aos produtos já existentes.  

Em primeiro lugar, polímeros hidroabsorventes retinham a preciosa água que era perdida por evaporação, escorrimento superficial e infiltração, mantendo-a disponível para as plantas. Fertilizantes minerais e orgânicos forneciam o segundo elemento crucial para o crescimento saudável das plantas: a nutrição.  Por último e provavelmente o mais importante, os estimuladores de crescimento forneciam um catalisador necessário para as plantas se desenvolverem em tão pobre ambiente. A mistura TerraCottem não só melhorava a textura e estrutura do solo, mas também aumentava significativamente a capacidade do solo de reter água e nutrientes, promovendo a produção de biomassa e o crescimento da planta.

Anos de testes em laboratório e experiências no Oeste Africano foram decisivos para confirmar mesmo nas mais pobres condições de solo, uma grande variedade de árvores nativas, gramas, olerícolas e ervas vingaram, revertendo a desertificação, a degradação da floresta e a erosão provocada pelo vento. A equipe do Dr. Van Cotthem descobriu um produto com aplicação universal, indo muito além do que eles tinham imaginado.



     
Burkina Faso                       1998                          1990                            1992



Encorajados pelos resultados obtidos na África, com a assistência de colegas e cientistas de Universidades em todo o mundo, o Dr. Van Cotthem testou o TerraCottem em outros cultivos, climas e circunstancias. Utilizando dados coletados destas experiências com áreas degradadas, reflorestamento, agricultura, gramados esportivos, estabilização de dunas, paisagismo e muitos outros, o Terracottem foi aperfeiçoado e este foi o alicerce para o seu uso numa escala mundial.

Depois de uma década de trabalho, o que começou sendo um método para acabar com a degradação do meio ambiente e dos problemas sociais em países menos desenvolvidos, evoluiu numa solução viável para muitos problemas ao redor do mundo, uma ferramenta fácil e eficaz de ser usada por todos os profissionais.



 
 
 
 
Uso em vasos
Vai viajar e não tem ninguém para molhar suas plantas? Molhou demais? Esqueceu de molhar? Trouxemos uma solução para você. Tenha plantas lindas e saudáveis. Basta misturar o produto com o solo e esperar os resultados.
Soluções para a recuperação de áreas contaminadas, degradadas, reflorestamentos e projetos ambientais
Desde a sua criação o condicionador de solos TerraCottem® tem estabelecido uma incrível credibilidade por seu rendimento e relação custo beneficio no plantio de novas áreas florestais, no reflorestamento e na recuperação de áreas em todo o mundo.
Certificação e premiação
TerraCottem possui o SmartMark e o Waterwise que certificam o produto internacionalmente.
Perguntas e respostas
Dúvidas e alguns questionamentos sobre o TerraCottem.
Dosagem
Poucas gramas são necessárias para que o TerraCottem produza nas plantas efeitos fantásticos.
Composição e características técnicas
São mais de 20 substâncias que compõem o TerraCottem.
Principais aplicações
Em todas as áreas o TerraCottem tem usos.
Benefícios
A presença do TerraCottem no solo reduz a quantidade de água e fertilizantes necessárias para o bom desenvolvimento das plantas.
Como funciona
Misturado com o solo ou substrato de plantio.
O produto
O condicionado de solos TerraCottem® é uma mistura cientificamente equilibrada de mais de vinte substâncias.

 

© Copyright 2002 - Paisagismo Brasil
Webmaster
Email: gm@paisagismobrasil.com.br